A produção do Basalt começou. O utilitário esportivo Citroën está na contagem regressiva para o lançamento que ocorrerá nas próximas semanas. Desenvolvido na América do Sul com forte integração local e produzido no complexo de Porto Real, o Basalt é o primeiro utilitário esportivo cupê da Citroën na região.
O Basalt completa a família C-CUBED, ao lado do C3 e do Aircross. O veículo é o último do atual ciclo de investimentos e que prepara as instalações industriais para receber os R$ 3 bilhões em investimentos no Rio de Janeiro nos próximos anos.
O novo aporte reforçará produção multimarcas do Polo Automotivo de Porto Real. Permitira a modernização das instalações, ampliará a produção e permitirá o desenvolvimento e montagem de novos produtos, incluindo tecnologias Bio-Hybrid.
O visual robusto do Basalt combina as características de um cupê com a robustez e o espaço interno de um utilitário esportivo. Montado sobre a plataforma CMP, compartilhará com os irmãos C3 e Aircross detalhes visuais e internos.
A dianteira vertical, o capô alto, os para-lamas alargados e as molduras das caixas de roda com diferentes formas geométricas são completadas pela elevada distância do solo.
O novo Citroën compartilhará também o conjunto propulsor com carros da Stellatins como o motor de três cilindros 1.0 turboflex de 125 cv (gasolina) a 130 cv (etanol) e força (torque) de 20,4 mkgf com os dois combustíveis. Ainda o câmbio continuo variável (CVT) que simula sete velocidades.
A Stellantis investirá R$ 32 bilhões na América do Sul de 2025 a 2030 para o lançamento de 40 novos produtos, oito propulsores e o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid. No Brasil serão R$ 14 bilhões no Polo de Betim (MG), R$ 13 bilhões, no de Goiana (PE) e R$ 3 bilhões no de Porto Real.
O polo sul-fluminense deverá produzir um novo veículo, ao que tudo indica, deverá ser o Jeep Avenger. Menor do que o Renegade, deverá ser montado sobre a plataforma Bio-Hybrid com sistema de propulsão híbrido leve.