O visual e o interior aperfeiçoados e o novo conjunto propulsor com motor turbo de 170 cv e câmbio automático revitalizaram a Oroch na versão Outsider. O comportamento avançou e garantiu versatilidade à versão topo de linha da picape. Rodamos 500 quilômetros com a Renault Oroch Outsider completa que tem preço sugerido a partir de R$ 142.900.
O visual da Oroch 2023 ficou mais robusto e bonito. A grade e o para-choque foram redesenhados e a frente recebeu skid , luzes diurnas em LED (DRL) e faróis de neblina. O ângulo de entrada passou a ser de 27,6ºaumentou a versatilidade para rodar em pisos irregulares.
A renovação visual incluiu alargadores nos paralamas, frisos laterais, barras do teto, santantônio e rodas de liga leve de 16 polegadas em dois tons diamantadas.
As lanternas traseiras foram escurecidas e tampa da caçamba ganhou o logo Oroch.
Com protetor, a caçamba leva 683 litros e carga de até 680 quilos.
O novo interior Oroch remete a detalhes dos irmãos Duster e Captur com os quais compartilha a plataforma. Acabamento, painel, comandos, quadro de instrumentos, multimídia e o revestimento das portas e maçanetas lembram os utilitários esportivos.
O volante segue a identidade da marca e o quadro de instrumentos com design atualizado tem o velocímetro digital ao centro.
Como o painel, os bancos revestidos em couro têm costuras com detalhes na cor laranja Corail.
A nova multimídia EasyLink com tela de oito polegadas é com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio e mostra também a imagem da câmera de ré.
Ar-condicionado automático digital, a picape conta com sensores crepuscular e de chuva, entre outros.
Comportamento dinâmico
Os aperfeiçoamentos visuais e internos atualizaram a Oroch mas os ajustes na suspensão e o novo conjunto propulsor da Outsider fizeram a diferença. O comportamento avançou e revitalizou a picape que ganhou força para enfrentar as concorrentes do seu segmento.
A Oroch Ousider repetiu nas ruas e estradas gaúchas o ótimo comportamento mostrado na avaliação de lançamento quando rodamos na cidade de São Paulo e rodovias próximas. Sobrou potência e força para o motor turbo 1.3 TCe Flex combinado com o câmbio automático tipo CVT.
A elasticidade do 1.3 turbo flex surpreendeu. A picape rodou sempre com folga no acelerador e o cuidado foi manter os limites de velocidade. Afinal, o conjunto propulsor é o mesmo dos Duster e Captur. São 170 cv e a força (torque) de 27,5 kgfm do 1,3 turbo flex com o câmbio CVT que simula oito velocidades com troca sequencial de marchas.
Ruas e estradas
Apesar da menor distância, foi nas rodovias paulistas com velocidades de até 120 km/h, quando foi preciso atenção para ficar nos limites, ou nas famosas curvas da conhecida Estrada de Santos que a Oroch mostrou toda sua versatilidade.
A Outsider rodou como um carro de passeio nas ruas. Com conforto interno e baixo nível de ruído, a suspensão bem ajustada, independente nas quatro rodas, absorveu as irregularidades do pavimento como quebra-molas, valetas e buracos.
Nos trechos de pista simples, sinuosos e reduzidos pontos de ultrapassagens da hoje Estrada Velha de Santos como dos caminhos da Serra e do Litoral gaúcho não intimidaram a picape.
Sobrou sempre potência e força para rodar com segurança.
A direção eletro hidráulica, apesar de um pouco pesada, facilitou a condução e só deixou o desejo de assistência elétrica nas manobras de estacionamento em vagas reduzidas. Os controles de estabilidade e tração, sistemas de partida em rampas, ante capotamento e freios ABS com assistente de frenagem aumentaram a segurança e facilitaram a condução.
Apesar de bem equipada, pelo seu nível como modelo topo de linha, a Outsider ficaria mais completa com recursos como direção elétrica, chave presencial, regulagem de profundidade da coluna de direção, controle eletrônico de velocidade adaptativo e alertas de saída de faixa e de ponto cego.
O Oroch Outsider tem conceito C pelo Inmetro com médias na cidade e estrada de 7,4 km/l e 7,8 km/l (etanol) e de 10,5 km/l e 11 km/l (gasolina). Durante o teste, sempre com gasolina, nossas médias foram de 10,1 km/l a 12, 9 km/l, na cidade. Na estrada, em velocidade constante, de 14,9 km/l a 19,1 km/l, a 80 km/h, e de 11,0 km/l a 14,7 km/l, a 110 km/h.
A Oroch Outsider 2023 acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h conforme os dados da montadora.
Conclusão
Os aperfeiçoamentos visuais e internos atualizaram a Oroch, mas o principal avanço foi o motor 1.3 turbo e câmbio automático CVT da versão Outsider. O novo conjunto propulsor revitalizou a picape Renault na versão topo de linha e garantiu ótimo desempenho. Mesmo bem equipada, carece de recursos eletrônicos mais avançados como opção topo de linha. Como sempre, é importante avaliar o custo/benefício em relação ao uso e versões da própria marca e concorrentes.