O novo City chega para mexer com o segmento de sedãs compactos. Renovado, na quinta geração, marca uma nova fase da Honda no país. Maior, com mais conforto, sofisticação e segurança, o comportamento do City melhorou sem comprometer o consumo de combustível. Rodamos cerca de 300 quilômetros por cidades e rodovias de São Paulo com o Honda New City 2022 Touring. Em pré-venda, o New City sedã 2022 tem preços sugeridos de R$ 108.300, na versão de entrada EX, de R$ 114.700, na intermediária EXL, e de R$ 123.100, na topo de linha Touring, para todo o país, exceto o Estado de São Paulo e a cidade de Manaus.
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A carroceria longa, larga e baixa marcada por vincos destaca o visual do sedã. Na versão topo de linha Touring, a nova grade frontal separa o conjunto óptico com faróis full LED, luzes diurnas, auxiliares de neblina e sinalizadores em LED. Nas demais versões os faróis são halógenos. As lanternas em todas as versões são em LED nas luzes de posição e de freio.
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As rodas de liga leve, aro de 16 polegadas, com acabamento diamantado e pintura na cor preta, são compartilhadas pelas três versões. Os retrovisores foram recuados e fixados nas portas, o que aumentou o campo de visão para o condutor. O New City sedã cresceu é 9,4 centímetros e agora tem 4,549 metros de comprimento. A largura aumentou 5,4 cm e ficou em 1,74 m enquanto a altura diminuiu 0,88 cm e ficou em 1,47m. A distância entre eixos passou para 2,60m. O porta-malas leva 519 litros.
Interior e conectividade
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O interior tem revestimento em materiais especiais e superfícies macias ao toque. Todas as versões tem acesso por aproximação e partida por botão. Nas EXL e Touring o quadro digital de instrumentos é em TFT de sete polegadas configurável. A nova central multimídia de oito polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio, também mostra imagens das câmeras laterais e de ré multivisão.
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Os bancos revestidos em couro, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado digital automático e função de travamento das portas por aproximação da chave são de série a partir da versão XLE. A Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.
Consumo de combustível
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O novo motor do City com bloco em alumínio é o quatro-cilindros aspirado é 1.5 16V DI DOHC i-VTEC,injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote tem 10 cv a mais em relação ao anterior. O propulsor gera
126 cavalos de potencia e força (torque) de 15,5 kgfm com gasolina ou etanol.
O câmbio automático continuo variável (CVT) simula sete velocidades com a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
O consumo de combustível do novo City sedã de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), é de 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l com etanol. Nas mesmas condições, é de 13,1 km/l e 15,2 km/l com gasolina.
A suspensão foi aperfeiçoada e recebeu novos amortecedores com stop hidráulico. A aplicação de aço de alta resistência aumentou a rigidez em até 20,4% na parte frontal e reduziu o peso em cerca de 4,3 kg. Para redução de ruídos e vibrações, o City foi colocada espuma expansiva de poliuretano nas extremidades inferiores das colunas A e B e material fono absorvente com espessura variável na parte inferior do compartimento do motor.
Tecnologia e segurança
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O New City é o primeiro modelo da marca fabricado no Brasil equipado com o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. Com imagens da câmera de visão ampla e de longa distância instalada no parte central e superior do para-brisa, a tecnologia no New City tem cinco funções: controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão , que detecta e identifica pedestres e veículos, de assistência de permanência em faixa, mitigação de e ajuste automático de farol.
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O compacto sedã traz ainda recursos como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva, Isofix e alerta pressão dos pneus, entre outros. O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring do sedã.
O New City terá seis opções: branco Tafetá ( sólida); azul Cósmico, prata Platinum e cinza Barium (metálicas), e branco Topázio e preto Cristal (perolizadas). Na versão Touring, nas cores branco Topázio, cinza Barium e azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.
Comportamento dinâmico
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O novo City 2022 mostrou seu conforto, desempenho e segurança nas diversas situações de trânsito nas ruas e estradas entre São Paulo e região de Itú. Foram cerca de 300 quilômetros no percurso de ida e volta. O comportamento foi bom nos trechos congestionados ou nem tanto, e nos de velocidade de 120 km/h, com destaque para o Honda Sensing.
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O comportamento foi perfeito. Os 126 cv e a força (torque) de 15,5 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio automático tipo CVT que simula sete velocidades. Na cidade, rodamos com o conforto do CVT e na estrada aproveitamos para testar a potência e força com as respostas rápidas da pressão no acelerador e pela troca sequencial de marchas.
O conforto é privilegiado pela suspensão independe nas quatro rodas, tipo McPherson na frente e multilink atrás. Nas mais diversas situações, a suspensão absorveu as irregularidades do pavimento com reduzido nível de ruído e vibração.
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Os recursos eletrônicos do Honda Sensing auxiliaram a condução e aumentaram o conforto e a segurança. Nas ruas das cidades e nas estradas, a projeção da imagem da câmera de visão ampla, quando o sinalizador foi acionado, garantiu manobras seguras. O assistente de permanência em faixa centralizou o carro na pista, ajudou fazer as curvas e, alertou por alertas sonoro e visual quando o condutor tirou a mão do volante por breves segundos.
Honda New City 2022 Sedã *
Versão e preço
EX - R$ 108.300
EXL - R$ 114.700
Touring - R$ 123.100
Fonte: Honda Automóveis
(*) Preço público sugerido para todo o país, exceto o Estado de São Paulo e a cidade de Manaus