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O primeiro carro híbrido do mundo que combinará motores elétrico e a combustão com etanol será brasileiro. A Toyota confirmou nesta quarta-feira (17) a produção do Corolla híbrido flex, na fábrica de Indaiatuba (SP),a partir de outubro. O conjunto propulsor foi desenvolvido a partir do Prius para utilizar também etanol e ou gasolina.
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A confirmação da produção do Corolla híbrido flex foi feita pelo presidente da Toyota, Rafael Chang, ao governador de São Paulo, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes.
A Toyota investiu R$ 1 bilhão na atualização da fábrica de Indaiatuba para produzir a 12ª geração do Corolla.
Doria adiantou que em breve a Toyota anunciará novos investimentos aproveitando o programa de incentivos do governo paulista.
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A Toyota também investiu R$ 600 milhões na fábrica de motores de Porto Feliz (SP). O conjunto propulsor híbrido será montado inicialmente com componentes importados do Japão.
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Será derivado do Prius que conta com motores de quatro cilindros 1.8 gasolina de 98 cv e força (torque) de 14,2 kgfm e elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Combinados, geram 123 cv distribuídos pelo câmbio contínuo variável (CVT). A planta também montará os motores flex e os a gasolina destinados à exportação para os países sul-americanos.
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O desenvolvimento do do motor híbrido flexfuell começou em 2015 pelas engenharias da Toyota japonesa e brasileira. Foram quatro longos anos com testes do motor e a rodagem de milhares de quilômetros com o Prius utilizando o conjunto propulsor híbrido.
“Será o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo”
RAFAEL CHANG
Presidente da Toyota do Brasil
Estudos da Toyota mostraram que que o uso do etanol privilegia o abatimento da emissão de CO2 considerando o ciclo de vida do combustível.
Da extração da cana-de-açúcar, a chegada as bombas e o processo de queima pela combustão do motor.
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Montado sobre a nova plataforma TNGA ( Toyota New Global Architecture), o Corolla hibrido 2020 será maior, com mais espaço interno. Serão 4,64 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,43 m de altura. A distância entre eixos passará para 2,70 m.
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O visual do Corolla híbrido remeterá ao modelo europeu. As linhas mais esportivas valorizam o para-choque com a generosa grade de barras horizontais. Os faróis invadem as laterais. O para-choque traseiro repete os vincos do dianteiro. As lanternas em LED avançam na tampa do porta-malas.
O Corolla 2020 deverá chegar aos demais países sul-americanos como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai a partir do primeiro semestre de 2020.