
Na programação do primeiro fim de semana do 21º Fantaspoa, há pelo menos quatro filmes que podem ser considerados imperdíveis.
Aberto na quarta-feira (9), o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre vai exibir um total de cem longas-metragens até o dia 27 de abril.
O evento se espalha por cinco endereços da Capital: CineBancários, Cinemateca Capitólio, Instituto Ling, Sala Paulo Amorim e Sala Redenção da UFRGS.
Para conhecer todos os títulos, as datas, os horários e os locais das sessões, acesse o site fantaspoa.com.
1) Body Odyssey (Itália/Suíça, 2023)

De Grazia Tricarico. Esta recomendação é de João Pedro Fleck, que assina a direção do Fantaspoa ao lado de Nicolas Tonsho e João Pedro Teixeira: "Body Odissey se destaca nessa edição por diferentes motivos.
É a última atuação do icônico Julian Sands (ator britânico que morreu em janeiro de 2023), que está excelente interpretando um treinador maníaco que busca explorar o limite absoluto da perfeição física. Vale observar a atriz principal, Jacqueline Fuchs, que não é profissional — na verdade, tem o fisiculturismo como profissão, já tendo sido considerada uma das 10 mulheres mais fortes do mundo.
E o filme também é imperdível pela maneira que trabalha o body horror, de maneira similar a A Substância (2024), mas explorando os músculos que se comunicam 'verbalmente' com a personagem, inclusive tratando de questões filosóficas profundas".
Sessão na Cinemateca Capitólio, neste sábado (12), às 13h30min
2) Um Fantasma (Irlanda, 2024)

De John Farrelly. Na Irlanda do século 19, Éamon (Tom Kerrisk) e sua filha, a jovem Máire (Livvy Hill), são contratados como cuidadores de uma mansão isolada durante os rigorosos meses de inverno. A tarefa logo vira um pesadelo.
Os diálogos em gaélico amplificam o clima sinistro deste filme que remete a dois títulos de Stanley Kubrick: o cenário, a situação e a rendição do pai à bebedeira lembram O Iluminado (1980), e a direção de fotografia, à exemplo de Barry Lyndon (1975), aposta na iluminação natural, incluindo a luz de velas.
Sessões na Cinemateca Capitólio neste domingo (13), às 14h45min, e dia 16, às 16h30min
3) Um Filme de Celular (EUA, 2025)

De Will Sterling. Filmada inteiramente com um celular, a comédia acompanha uma versão fictícia do diretor, roteirista e protagonista Will Sterling, um ator desempregado que tenta impressionar o mundo fazendo um filme com seu celular sobre um ator desempregado tentando impressionar o mundo fazendo um filme com seu celular.
Há um punhado de piadas que devem funcionar bem junto a espectadores que adoram os bastidores do cinema.
Sessões na Cinemateca Capitólio, neste sábado (12), às 18h15min (com a presença do cineasta), e dia 15, às 14h45min
4) Lótus (Letônia/Lituânia, 2024)

De Signe Birkova. Em atuação cativante, Severija Janusauskaite encarna Alice von Trotta, que retorna à decadentíssima mansão de seu pai na Letônia de 1919 para vendê-la e começar uma nova vida. Mas ela enfrenta a resistência da governanta e de outros dois empregados, que estão à procura do ouro da família.
Aos poucos, Alice também se envolve com um advogado metido a etnólogo e cinéfilo — o que vai levá-la a conhecer a mefistofélica Madame Falstaff, que quer usar os talentos artísticos da protagonista para criar um filme de propaganda.
Além de oferecer uma trama que jamais provoca déjà vu, ainda que por vezes careça de foco narrativo, Lótus se destaca por seu visual. A diretora Signe Birkova filmou algumas cenas com uma câmera centenária e homenageia o surrealismo, o Expressionismo Alemão, Méliès (1861-1938) e até Hitchcock (1899-1980). Aliás, o filme é uma grande declaração de amor ao cinema e a seu poder junto à sociedade.
Sessões na Cinemateca Capitólio, neste domingo (13), às 18h15min, e dia 17, às 18h15min
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