O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A 10 dias do primeiro turno das eleições municipais, a campanha entra na sua fase final, considerada decisiva pelas candidaturas em Porto Alegre. Neste momento, é unanimidade entre os candidatos que o voto dos 52% de eleitores que ainda estão indecisos, segundo o levantamento espontâneo da última pesquisa Quaest, será definido nos últimos dias antes do pleito.
Para isso, a estratégia dos quatro principais postulantes da Capital será intensificar a presença nas ruas, mobilizando os militantes e apresentando as candidaturas pelos bairros da cidade. Na comunicação, pouco mudará, já que os coordenadores de campanha entendem que o tom adotado até aqui está de acordo com a proposta de cada um dos candidatos.
Grandes comícios, comuns na reta final das campanhas, devem ser realizados no próximo final de semana. A ideia é engajar apoiadores e dar capilaridade às candidaturas majoritárias a partir dos candidatos a vereador e partidos aliados, intensificando articulações nos redutos eleitorais.
A coluna conversou com os coordenadores das campanhas de Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) e detalha a estratégia definida para os últimos dias antes do primeiro turno e a avaliação das campanhas até aqui:
Sebastião Melo: estratégia acertada
Sebastião Melo seguirá em rádio e televisão com seus jingles "chiclete", além de enfatizar ações da gestão e afastar as críticas que estão sendo feitas pelas adversárias. De acordo com o coordenador político do comitê, André Coronel, o grupo irá intensificar o contato direto com o eleitor no corpo a corpo.
— Nos propusemos a ter uma eleição propositiva, mostrar o que Melo fez e o que vai fazer, e pretendemos manter até o dia final. Vamos aumentar a ação do Melo nas comunidades, dentro do que a agenda permitir, conclamando os candidatos a vereador para a campanha.
Um ato de mobilização com a presença de militantes, de Sebastião Melo e de sua vice, Betina Worm (PL), está sendo organizado para domingo (29) à noite, na Casa do Gaúcho. O comício seria na quarta-feira (25), mas foi adiado por causa do tempo chuvoso. Mesmo com chance de resolver a disputa em primeiro turno, o prefeito é cauteloso e quer manter seus apoiadores engajados até o final.
A estratégia está dando certo. A gente entende que a população entendeu o que queremos comunicar, sabemos que estamos no caminho certo.
ANDRÉ CORONEL
Coordenador político da campanha de Melo
Maria do Rosário: aposta no segundo turno
Na candidatura petista de Maria do Rosário, a estratégia para a reta final será intensificar as propagandas eleitorais que reforçam o que vêm chamando de "a cidade real". A ideia é evidenciar em rádio e televisão os pontos críticos da gestão de Melo, expondo propostas de Rosário para solucionar tais gargalos.
— Vamos debater propostas para a cidade em cima do plano de ação, tratando da cidade real e não da cidade fantasia do Melo. Além dessa linha, vamos aumentar a mobilização das ruas, é uma característica dos partidos que compõem nossa aliança — explica Cícero Balestro, coordenador da campanha petista.
Para a campanha nas ruas, o PT aposta na mobilização de líderes do partido já presentes na campanha, como os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra, o ministro Paulo Pimenta e os ex-prefeitos Raul Pont e José Fortunati. Estão sendo organizados mutirões simultâneos, espalhando os políticos por regiões diferentes da cidade. Além disso, um grande comício de apoio a Rosário está previsto para a próxima sexta-feira (27), com concentração no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, a partir das 19h.
Mesmo com a aproximação de Juliana Brizola (PDT) segundo a última pesquisa Quaest, a campanha está focada em disputar com o prefeito Sebastião Melo.
Nossa disputa é com o Melo, há dois projetos em debate nessa eleição. Num segundo turno, com tempo igual, vamos fazer um bom debate.
CÍCERO BALESTRO
Coordenador de campanha de Rosário
Juliana Brizola: marcar as diferenças
Em ascensão nas pesquisas, Juliana Brizola também entende que ampliar a presença na rua é fundamental para a reta final. A campanha já havia traçado a estratégia de levar gazebos para 50 pontos da cidade, com militantes distribuindo panfletos e divulgando as propostas da pedetista. A estratégia é seguir dialogando com as diversas áreas da cidade, e atrair o voto dos jovens.
Em rádio e televisão, as propagandas vão manter o mesmo tom, explorando a distância da polarização entre Melo e Rosário.
— Estratégia em primeiro momento sempre foi marcar diferença entre os candidatos. Nunca foi objetivo bater. Criticar o Melo é óbvio, porque ele é atual prefeito. Educação é uma grande bandeira nossa, e na educação tem as principais suspeitas de desvio de dinheiro público. Com relação a Maria, vamos marcar as diferenças, a capacidade de diálogo, governar com os diferentes, que é uma questão que não é inerente só do PT, mas da candidata — detalha o coordenador Jonatas Ouriques.
Com possibilidade de chegar ao segundo turno com o prefeito Melo, a participação de Eduardo Leite (PSDB) nas propagandas é vista como essencial neste momento. A campanha considera que o governador pode atrair um eleitorado que estava distante de Juliana em um primeiro momento, além de frear o crescimento de Melo.
A campanha pedetista também prepara um comício final para mobilização dos militantes, mas ainda não fechou os detalhes.
A presença do governador atrai um voto que não era especificamente nosso, é um ativo importante para, se não fazer o Melo perder alguns votos, cessar o crescimento dele.
JONATAS OURIQUES
Coordenador de campanha de Juliana
Felipe Camozzato: foco nas redes sociais
Se a última pesquisa Quaest coloca Felipe Camozzato estacionado com 3%, a campanha do Novo se apega aos 52% dos eleitores que, na pesquisa espontânea, alegaram estar indecisos quanto ao candidato ao Paço municipal. Para atingir esse público, a estratégia será manter a aposta nas redes sociais para compensar a ausência do Novo em rádio e televisão.
— Últimos dias são fundamentais, é um momento em que o eleitor de fato decide o voto. É relevante que o nome dos candidatos não está colado na cabeça do eleitor, e vamos adotar a estratégia central de usar muito as redes e fazer campanha de rua. A gente mescla vídeos propositivos, com ideias e propostas, com comunicação descontraída, com cortes de debates. Sempre que tem debate, a gente tem engajamento muito forte nas redes — avalia Frederico Cosentino, que coordena a campanha do Novo na Capital.
A candidatura tem convicção de que a participação de Camozzato nos debates pode alavancar a candidatura, a partir de uma avaliação de que a diferença entre os candidatos fica em evidência. Para a campanha nas ruas, o Novo ganha o apoio do deputado federal Marcel Van Hattem, que vai se dedicar a percorrer os bairros da Capital ao lado de Camozzato na próxima semana.
Além disso, o candidato está convocando os simpatizantes para um na próxima segunda-feira (30), a partir das 19h30min, no Alcabar, no 4º Distrito. O destaque fica para a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que aproveitará a vinda ao Estado para cumprir agendas do governo estadual para participar da campanha de Camozzato e de Giuseppe Riesgo (Novo), em Santa Maria.
Sempre que tem debate, a gente tem engajamento muito forte nas redes. Acreditamos que vamos crescer nas últimas pesquisas.
FREDERICO COSENTINO
Coordenador de campanha de Camozzato
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