
O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em nota técnica encaminhada aos Tribunais de Contas do país, o Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa, que é vinculado às cortes fiscalizadoras, fez sugestões e recomendações para que as instituições colaborem na redução dos impactos da suspensão das aulas nas escolas públicas. A medida foi determinada por prefeitos e governadores para reduzir a proliferação do coronavírus.
No documento, o comitê orienta que os TCEs busquem informações sobre a garantia do acesso dos alunos aos conteúdos de aulas a distância e estimulem as redes de ensino a encontrar estratégias para que as atividades alcancem alunos que não possuem acesso à internet ou equipamentos adequados para acompanhar as aulas.
— Os órgãos de controle têm condições de atuar de forma orientadora, preventiva e indutora na mitigação dos efeitos negativos da suspensão das aulas para as crianças e jovens brasileiros — diz o conselheiro gaúcho Cezar Miola, que é presidente do CTE.
A nota técnica orienta ainda que os gestores escolares tomem providências para garantir o retorno de crianças e jovens às aulas após a pandemia e para reorganizar o calendário escolar. Outra recomendação estimula a distribuição de alimentos que estão nas escolas a famílias de alunos carentes, mediante parceria com instituições de assistência social.
O documento foi elaborado com subsídios do Instituto Articule e do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).