
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Um projeto de lei que prevê mudanças nas provas de concursos públicos para professores da Capital foi protocolado nesta quinta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Pela primeira vez, serão aplicadas uma prova didática — com simulação de sala de aula — e uma avaliação psicológica. O documento agora vai para avaliação do legislativo.
Como a coluna adiantou no fim do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já estudava a mudança. Agora, poderão ser aplicadas as seguintes modalidades de prova: provas objetivas, provas discursivas, provas didáticas, avaliação psicológica e prova de títulos.
A prova didática, de acordo com o projeto, avaliará o desempenho do candidato quanto ao planejamento, ao domínio do conteúdo teórico e ao método de ensino. A etapa consistirá na simulação de uma aula — uma das novidades —, por meio da exposição oral do candidato sobre um tema que compõe o conteúdo programático.
Já a avaliação psicológica — outra novidade — será aplicada somente aos candidatos aprovados nas demais etapas e deverá verificar as competências comportamentais dos candidatos. A avaliação será realizada por profissionais da área de psicologia.
Ambas as modalidades terão caráter classificatório e eliminatório. O projeto estabelece como permanente a mudança que já foi implementada no último edital de concurso público feito pela prefeitura.
— Queremos garantir a qualificação de todos os próximos concursos para o magistério da Capital e, por consequência, qualificar o ensino ofertado em nossas escolas — destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.