A partir desta quinta-feira (5), a prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Caixa Econômica Federal, vai percorrer com o caminhão-agência do banco vai percorrer a região das Ilhas (bairro Arquipélago), o Humaitá e o Sarandi para auxiliar as comunidades mais atingidas pelas enchentes de maio na busca por um imóvel da modalidade Compra Assistida do programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução.
A ideia é facilitar o acesso à informação e demais recursos envolvendo o benefício. Nestas quinta-feira (5) e sexta-feira (6), o veículo estará na Ilha da Pintada.
- Pretendemos unir esforços para levar informação e inclusão a esta parcela e todos habilitados a receber o imóvel novo - afirma o diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), o secretário André Machado.
Dos 3,8 mil nomes enviados pela prefeitura como candidatos ao programa do governo federal, 1.747 foram aprovados. Desses, apenas 55 escolheram suas casas. Isso significa que mais de 2 mil ainda aguardam sinalização. Machado espera que uma nova lista seja divulgada nesta quinta-feira (5).
O Compra Assistida atende famílias contempladas nas faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida que tiveram sua residência destruída ou danificada pela catástrofe climática de maio. Ao ter os critérios aprovados, elas passam a escolher qualquer imóvel de até R$ 200 mil a ser comprado pela Caixa Econômica Federal.
Os moradores devem ficar atentos às datas de visita do caminhão-agência em suas localidades. É recomendado que levem documentos de identificação. O horário de atendimento das 10h às 16h, nas datas indicadas no cronograma.
Cronograma de atendimento e endereço
5 a 19 de dezembro - Praça Salomão Pires de Abraão - Subprefeitura - Ilha da Pintada
2, 3, 6 e 7 de janeiro - Mecânica Missões - avenida Dona Teodora, 180 - bairro Humaitá
9 e 10 de janeiro - Amvep - avenida 21 de Abril, 792 - bairro Sarandi