A francesa tem a reputação de mulher elegante e esbelta. Mas, em relação à segunda característica, a norma é evitar exageros. A partir de 1° de janeiro, entra em vigor na França a lei que torna obrigatória a menção "foto retocada" em certas imagens publicitárias. Pelo menos, aquelas em "que a aparência corporal foi modificada por um programa de tratamento de imagem para afinar ou espessar a silhueta do modelo". O decreto impõe ainda a exigência de um certificado médico atestando que "o estado de saúde do modelo, avaliado principalmente em função de seu índice de massa corporal, é compatível com o exercício da profissão". A legislação espera deste modo reforçar a luta contra a anorexia e o diktat da excessiva magreza de modelos. Quem burlar a lei corre o risco de uma multa de 37,5 mil euros, podendo alcançar até 30% do orçamento consagrado à campanha publicitária. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica (Inserm), a anorexia atinge 1,5% da população feminina, entre 15 e 35 anos, na França, correspondente a 230 mil mulheres. Entre 5% e 10% dos anoréxicos no país cometem ou tentam cometer suicídio.
Toujours Paris
Lei francesa torna obrigatórios avisos em fotos retocadas
A legislação espera deste modo reforçar a luta contra a anorexia e o padrão de excessiva magreza imposto às modelos
Fernando Eichenberg
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