É uma decisão inusitada: ao perceber uma falha em um lote de colchões de sua fabricação, a Plumatex, que nasceu em Goiás mas tem fábricas em outros cinco Estados, decidiu fazer um... recall. Ou seja, está recolhendo os produtos que vieram com problema de fábrica.
Conforme a empresa, problema foi identificado inspeções internas habituais feitas pela equipe de gestão da qualidade. Assim que confirmou o que chama de "inconsistência no processo de produção", passou a identificar todos os clientes impactados pelo incidente para trocar os colchões.
A falha está relacionada à produção de espumas nas unidades fabris. Conforme a Plumatex, nunca uma empresa desse segmento admitiu publicamente uma falha e, antes de ser acionada pela fiscalização, entrou no Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com pedido de realização de recall.
Também conforme a empresa, os colchões de espuma envolvidos no recall "podem apresentar condições inadequadas antes do vencimento do prazo de garantia". Para a Plumatex, a ação busca reforçar a transparência corporativa - um dos pilares ESG, baseado em diretrizes sociais, ambientais e de governança.
*Colaborou João Pedro Cecchini