Era esperado, e se confirmou: o fechamento dos dados de dezembro de 2023 deu à chinesa BYD o posto de maior vendedora de carros 100% elétricos do mundo, deslocando a Tesla de Elon Musk, que ocupava o primeiro lugar desde 2012.
Conforme informações da agência Dow Jones, especializada em dados de mercado, a BYD informou a entrega de 526 mil veículos no quarto trimestre de 2023, enquanto a Tesla reportou 485 mil no mesmo período.
No acumulado do ano, Musk manteve o topo: foram 1,8 milhão de unidades, enquanto a chinesa entregou cerca de 1,6 milhão. A BYD é a empresa que comprou as instalações que pertenciam à Ford em Camaçari (BA) e pretende ser a primeira montadora de carros elétricos do Brasil.
A ambição da montadora chinesa é começar a produção no Brasil em fevereiro, afirmou sua vice-presidente global em passagem por Porto Alegre em dezembro. Seu modelo mais barato, o Dolphin, custa cerca de R$ 150 mil, e antes da virada do ano - e do início de cobrança de imposto de importação - havia fila de espera por um modelo.
A principal estratégia da BYD para ganhar mercado é a redução no preços dos elétricos. Conforme a Dow Jones, seus modelos são vendidos por menos de US$ 30 mil, em média, enquanto os das Tesla ainda custam mais de US$ 40 mil, mesmo depois de cortes de preços colocados em prática em 2023, de olho na aproximação do competidor.
* Colaborou Mathias Boni