![Lisa Roos / Camara Brasil-Alemanha do RS Divulgação Lisa Roos / Camara Brasil-Alemanha do RS Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/2/5/6/0/8/8/4_712e5dee721c843/4880652_6009a2496be539f.jpg?w=300)
Por ser alemã como a Fraport, administradora do aeroporto Salgado Filho, a Lufthansa era alvo da cobiça dos gaúchos por um voo direto entre Porto Alegre e Frankfurt, sede da empresa de gestão, Colônia, sede da companhia aérea, ou outra cidade alemã.
Mas nesta terça-feira (12), a executiva de contas do Grupo Lufthansa no Brasil, Patrícia Ribeiro, disse que "infelizmente, ainda não há nenhum plano concreto" para atender a esse sonho. A resposta foi seguida por um suspiro coletivo de lamentação da plateia da última reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul (AHK-RS) nesta terça-feira (12).
O que animou mais foi o relato das práticas sustentáveis da Lufthansa feito por Patrícia. O grupo tem compromisso de reduzir suas emissões em 50% até 2030, e se tornar net zero até 2050. Segundo Patrícia, a aviação é responsável por cerca de 2,83% das emissões globais.
— Para alcançar as metas, a gente já adquiriu 200 aeronaves novas, que são mais eficientes, com redução de 30% no consumo de combustível. Já estão em uso, estamos recebendo e fazendo a substituição na frota, principalmente nos voos de longa distância — relatou.
Patrícia também citou parceria com a Basf no desenvolvimento de uma película que imita a pele do tubarão para envolver os aviões, o que diminui o atrito com o ar e reduz o consumo de combustível em 1,1%. A Lufthansa também está substituindo todo o material plástico utilizado a bordo por bambu, que cresce em alta velocidade e também absorve grande quantidade de gás carbônico.
— A gente está investindo bastante em combustível sustentável, o SAF (Combustível Sustentável de Aviação, na sigla em inglês). O Grupo Lufthansa tem comprado o combustível da empresa finlandesa Neste, feito com resíduo de óleo de cozinha e restos industriais, porque evitamos combustíveis produzidos a partir de alimentos. Isso permite redução de 80% nas emissões na cadeia, mas ainda é três vezes mais caro que o combustível tradicional, com produção global muito limitada — acrescentou Patrícia.
Fundada em Berlim, em 1953, a Lufthansa é formada hoje por subsidiárias e empresas associadas, e mantém sua sede em Colônia, na Alemanha. Integram o grupo outras quatro companhias aéreas: Austrian, Brussels, Discover, Swiss e Eurowings.
Atualmente, a empresa tem 17 voos diários conectando Brasil e Europa: Sete entre São Paulo e Zurique, outros sete entre São Paulo e Frankfurt, e três entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, que a partir de abril de 2024 serão seis.
* Colaborou Mathias Boni