Fundada por gaúchos em 2017, a Yuool sempre foi uma startup diferentona: produz calçados. Surgiu com tênis de lã de merino, e agora passa a fazer também chinelos, uma necessidade para o verão brasileiro. Qual é a inovação? Conforto e sustentabilidade e produtos sem distinção de gênero (não há modelos femininos ou masculinos, o chamado genderless).
Com sede em São Paulo e produção em Sapiranga, a empresa ainda faz uma linha para ficar em casa e outra para exercícios. No domingo (4), inovou outra vez com o Yuool Slide, seu primeiro chinelo.
O calçado levou mais de três anos para ser desenvolvido, a partir de tecnologia desenvolvida pela Basf na Alemanha, sem uso de metais pesados. O cabedal é feito de camisetas de algodão recicladas no Brasil. A Yuool já usa garrafas PET recicladas e outros materiais orgânicos na produção.
— Ser sustentável não deve ser uma excepcionalidade nas empresas, deve ser obrigação, e esse pensamento se reflete em nossas ações. Não pensamos que nossa pegada sustentável é nosso diferencial, que é o conforto dos produtos — diz Eduardo Abichequer, sócio-fundador e CEO da Yuool, que também foi a responsável por introduzir calçados produzidos de lã merino no Brasil.
Há poucos dias, a Yuool abriu sua segunda loja no Estado, em Porto Alegre, na Praça Doutor Maurício Cardoso. A primeira fica em Gramado. Há três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Em 2023, a Yuool planeja abrir mais seis, uma das quais no Shopping Pontal, que deve inaugurar em abril.
Para o próximo ano, também está prevista a primeira fora do país, possivelmente na Itália. Por e-commerce, já vende na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente, as exportações correspondem de 15% a 20% do faturamento que, neste ano, deve chegar ao dobro do obtido em 2021, quando havia chegado a R$ 11,5 milhões.
— Outro objetivo é acelerar o nosso crescimento internacional, principalmente nos Estados Unidos. Queremos posicionar a empresa como marca de conforto, não necessariamente de calçados — diz Abichequer, revelando que deve começar a desenvolver produtos fora dessa linha em 2023.
Recentemente, a Yuool fez parceria com o muralista brasileiro Kobra para lançar um modelo exclusivo, com apenas 4 mil pares. Vai dar apoio ao Instituto Kobra, criado pelo artista para aproximar crianças e jovens carentes do universo das artes.
— Essa parceria ficou em tratativas por dois anos até ser efetivada, e foi um sonho realizado. A gente queria fazer uma colaboração que tivesse significado e impacto na sociedade, nos unindo a alguém relevante nos aspectos artísticos e sociais — reforça o CEO da Yuool.
* Colaborou Mathias Boni