Lançada em julho do ano passado, em cenário que ainda indicava redução no número de viagens no transporte de passageiros, a startup wemobi (em minúsculas, mesmo) expande seus negócios. A empresa de ônibus vai começar a operar em Porto Alegre no dia 19.
Começa oferecendo viagens com destino a Curitiba (PR), com uma partida diária, às 18h. Entretanto, informou à coluna que a intenção é "ampliar as conexões em breve."
Rodrigo Trevizan, CEO da wemobi, descreve o serviço da empresa como "seguro, acessível e descomplicado" e relata "grande alegria" com a chegada no Estado:
— Esse é o início de uma grande expansão que temos planejada para a região. Nossa intenção é crescer ainda mais e, futuramente, ampliar as possibilidades de conexões no Rio Grande do Sul.
Os principais diferenciais da startup em relação a outras empresas são o modelo de negócio e os preços das passagens. A wemobi não tem guichês físicos, ou seja, a compra das passagens é feita via site, e o atendimento ao cliente é feito por canais online. Para viajar, o cliente usa um sistema de QR Code que efetua a leitura dos bilhetes. Isso permite que a empresa tenha uma operação mais enxuta.
Embora a própria empresa faça paralelo com a Buser, considerada a Uber dos ônibus, mas considerada irregular pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a wemobi diz não temer obstáculos regulatórios por estar autorizada a circular na região e ser regulada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A frota foi montada em parceria com duas empresas, o Grupo JCA e a gaúcha Planalto Transporte. Todos os ônibus têm a identidade visual da empresa.
A coluna pesquisou uma viagem entre Porto Alegre e Curitiba para 10 de dezembro. A passagem de ida sai por R$ 79,90, incluindo taxas. O mesmo trecho foi checado em um site que oferece passagens de ônibus consideradas baratas. Nessa plataforma, o valor do trecho sai por R$ 159,90, com um ônibus-leito.
O modelo da wemobi para o trajeto Porto Alegre-Curitiba é "confort plus", ou seja, um pouco mais confortável do que o modelo executivo, que costuma ser o mais barato. Os ônibus são de dois andares, equipados com wi-fi gratuito, poltronas que reclinam até 135º e cortinas individuais.
Em Porto Alegre, as saídas serão feitas da rodoviária, como ocorre na maioria das cidades onde a empresa atua. Segundo a startup, as viagens são "reguladas e garantidas", independentemente do número de passageiros, e seguem todos os protocolos de segurança contra a covid-19.
Com uma frota de 45 ônibus, atualmente a startup oferece 18 destinos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Paraná, Santa Catarina e, agora, Rio Grande do Sul. A projeção da empresa é fechar o ano atuando em 35 cidades, com frota de 70 veículos.
* Colaborou Camila Silva