Especializada em softwares para gestão pública, a GvoBr lançou uma plataforma que permite a redução do volume de papel utilizado nas prefeituras brasileiras. Batizada de GovBr Processo Digital, a funcionalidade foi desenvolvida em parceria com a 1Doc, que desenvolve tecnologias para gestão documental.
A ferramente permite que os processos diários dos órgãos públicos, como protocolos internos e até alguns considerados mais complexos, como liberação de alvarás, sejam realizados em ambiente 100% digital.
Além tornar os processos mais sustentáveis, a plataforma visa a facilitar migração para o digital imposta aos gestores públicos durante a pandemia.
Para Rafael Sebben, diretor de mercado da GovBr, a pandemia aumenta a pressão pela tramitação digital dos processos públicos. Conforme o executivo, trata-se de um "caminho sem volta".
A prefeitura de Ijuí, no noroeste do Estado, está utilizando a funcionalidade. Estima-se que, em municípios de médio porte, a economia de papel pode chegar a R$ 500 mil por ano. A estimativa é de que reduza o tempo de tramitação de um processo em 80%.
* Colaborou Camila Silva
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