
Em abril, com shoppings e lojas fechados, 46,2% dos entrevistados na pequisa Medo x Desejo, realizada pelo G5, grupo de empresas de marketing e comunicação, diziam não se sentir seguros para voltar a frequentar lojas, shoppings, rodoviárias e aeroportos.
Na segunda rodada de consultas, entre 28 de maio e 3 de junho, o percentual saltou para 85,2%. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (22), em reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico da Assembleia Legislativa.
Esse foi o maior salto entre uma edição e outra, mas embora o medo tenha dominado período, o desejo de consumo também se manifesta. O maior, é claro, envolve alimentos: 85% dos consultados disse estar consumindo mais produtos dessa categoria durante a pandemia.
Outros 43,5% usam serviços de entrega de comida, 40,2% demandam mais filmes, vídeos e jogos e 37% ingeriram bebidas alcoólicas. Tudo isso vem antes do desejo por consumo ligado à saúde e farmácias.
Mas o consumo de bebidas reserva uma surpresa: a preferência de 85,7% é por vinhos, enquanto a cerveja fica em segundo lugar distante, com 47,2%. Pode ter relação com o período de realização da pesquisa, quando o friozinho começa a inspirar esse consumo. Na hora de detalhar a procedência, uma boa notícia para as vinícolas gaúchas: 50,4% compra produto nacional e, destes, 43,3% prefere os produtos da Serra.
Ao perguntar qual o sentimento predominante em relação à pandemia, apenas 30% afirmaram se sentir confiantes. Outros 70% disseram acreditar que passaremos por muitos problemas. Nas conclusões, o G5 identifica que o medo do contágio supera o medo financeiro, mas também que compras online, telentrega e cursos rápidos cresceram no ambiente de consumo da pandemia.