Desestruturar preconceitos, inclusive os próprios, está na base da carreira de uma empresária que desafiou o cenário de crise. Em 2016, com a economia mergulhada em recessão, Susana Chies decidiu começar um negócio. Buscou embalagens no comércio de Caxias do Sul para o mel produzido na propriedade da família em Dom Pedrito. No primeiro mês, envasou o produto e vendeu R$ 750. Pouco mais de dois anos depois, a Três Vendas produz mel, cachaça e espumante com previsão de faturamento de R$ 500 mil neste ano.
– Eu era uma das pessoas que batia panela e piscava a luz na sacada – relata a empresária. – Resolvi parar de só reclamar e construir algo positivo.
Na época, havia escassez de mel em Caxias. Animada com o resultado, Susana decidiu dar um passo mais ousado. Passou a produzir cachaça, que começou – mas ainda não concluiu o processo – a quebrar o preconceito de bebida "bagaceira", como ela mesma descreve. Oferece a versão "prata", sem envelhecimento, e duas amadurecidas em madeiras, incluindo a amburana, moda entre consumidores e consumidoras. Produz artesanalmente, em alambique de cobre e tem certificação orgânica.
Para "aparecer", Susana voltou a desafiar clichês e buscou parcerias com clubes de futebol. Começou pelo Juventude, de lá foi para o Grêmio, daí para o Caxias e o Internacional. A quatro torcidas, oferece uma espécie de materialização da "cachaça" que serve de apelido da preferência clubística de torcedores fanáticos. Também criou o Clube das Cachaceiras, que inclui jantar com pratos preparados com a bebida, como um pato flambado com receita do marido de Susana, Marcos Galarza.
Com o caminho do mel resolvido – a venda alcança seis toneladas ao ano – e a cachaça bem encaminhada, o novo produto da Três Vendas é um espumante, oferecido nas versões moscatel e brut rosé. Susana não esconde que houve frustração no caminho, como a tentativa de produzir azeite de oliva. Chegou a comprar mudas, mas percebeu que esse mercado exigia uma escala que não tinha como bancar. Explica que não busca grandes volumes, mas se firmar com marca para as classes A e B.