Vai ao ar nesta quarta-feira (5) a nova etapa do aplicativo QQCusta. Concebido por três canelenses – o CEO João Paulo Oliveira e os sócios Daltro Ribeiro e Cassio Rocha – e terceiro colocado no Startup RS Sebrae de fevereiro, o sistema de pesquisa de preços é colaborativo. Funciona da seguinte forma: depois de fazer compras no supermercado, farmácia ou posto de combustíveis – os três focos do programa, por consumirem mais de 40% da renda familiar, segundo Oliveira –, o consumidor faz a leitura do QR code da nota fiscal. As informações ajudam a formar um grande banco de dados, que pode ser consultado por outros usuários.
Isso é o que o aplicativo fazia de novembro de 2016, quando foi lançado, até agora. Depois de cinco meses de mentoria do Sebrae, houve uma reformulação. A partir desta quarta, além de ajudar o público a economizar, os estabelecimentos poderão divulgar ofertas e promoções. É o que vai "alimentar" o app financeiramente: a empresa paga para o QQcusta, que coloca o anúncio em sua página inicial. Eles devem aparecer conforme a geolocalização do usuário.
Leia mais
Após incidente, programa que devolve dinheiro em compras quer crescer no RS
Aceleradora prevê reforço para startups
Startup gaúcha cria palmilhas 3D para diabéticos
Mas a ambição do QQCusta vai adiante: a partir de agosto, passará a atuar com cashback. Se o cliente clicar na oferta para visualiza-la, vai ganhar R$ 0,10 por anúncio visto, exemplifica Oliveira. Outra novidade é a experiência personalizada do consumidor. O aplicativo vai detectar as preferências de cada usuário e direcionar ofertas com base em pesquisas anteriores.
Em setembro, a ferramenta passa a ser e-commerce dos estabelecimentos parceiros. E, segundo o cronograma do empreendedor, o aplicativo poderá fazer o serviço completo em um ano. Até agora, os três sócios investiram R$ 500 mil e conquistaram 12 mil usuários no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. A meta é espalhar o serviço para todo o país até a metade do ano que vem.