Apesar da queda da economia e da renda dos brasileiros nos últimos anos – processo que se intensificou ao longo de 2015 –, os consumidores estão gastando mais nos shoppings centers de algumas das principais cidades do país (Brasília, Belém, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e São Paulo).
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontou que, entre 2012, ano do último levantamento, e 2016, o tíquete médio nos malls cresceu 24%, para R$ 243,82. Na Capital, o gasto é ainda maior agora: R$ 257,89, em média, por visita.
O consumidor gaúcho também se destaca em outros aspectos da pesquisa. Conforme a Abrasce, para 49% dos frequentadores dos malls de Porto Alegre, fazer compras é o principal motivo para a visita, sendo esse o maior percentual entre as cidades avaliadas pelo estudo.
Uma das avaliações da associação para os números positivos é o fato de que, apesar da crise, o público das classes A e B, principal frequentador, está conseguindo manter os padrões de consumo.