As obras no trecho de 200 metros da nova ponte do Guaíba, que foi construído 44 centímetros mais baixo do que o estipulado no edital, poderão ser retomadas. No fim da tarde de terça-feira (4), a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul autorizou o recomeço dos trabalhos. A coluna teve acesso a este documento de forma exclusiva.
Porém, a autarquia ainda não decidiu se o trecho no Canal Furado Grande, entre as ilhas do Pavão e dos Marinheiros, terá ou não que ser corrigido. Enquanto ainda avalia o que irá fazer, o Dnit determinou que o consórcio Ponte do Guaíba execute a instalação de novas vigas na estrutura.
A autorização atende pedido das empresas, que protocolaram pedido na semana passada. O consórcio afirma que ainda há serviços a serem feitos mesmo que, no futuro, o Dnit decida por elevar essa parte da ponte. A autorização neste momento evitaria atrasos ainda maiores no cronograma das obras.
Os trabalhos no local estavam suspensos desde 2 de abril, depois que a Ecoplan Engenharia - contratada para fazer a supervisão da construção - constatou que a ponte no Canal Furado Grande foi construída fora dos parâmetros exigidos em edital.
A determinação vai de encontro ao que tem dito o ministro da Infraestrutura. Desde a semana passada, Tarcisio Gomes de Freitas tem garantido que não há riscos à estrutura e que não será necessário refazer os serviços.
Porém, até agora, o Dnit não tem falado a mesma língua que Freitas. As decisões tomadas até agora têm sido mais criteriosas e menos políticas.