Conforme já tinha aparecido na previsão, a Black Friday não afetou as vendas de Natal para 77% dos comerciantes entrevistados pelo Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). A coluna tem recebido algumas reclamações pontuais de antecipação de compras nos últimos anos, mas não tem se confirmado como uma percepção geral.
Dos ouvidos, 45% venderam mais neste Natal. Os demais, tiveram queda ou estabilidade. O WhatsApp foi o canal usado em 57% das vendas online. O tíquete médio gasto ficou em R$ 218, acima do projetado. Não é calculado o faturamento total de vendas.
A coordenadora da pesquisa, Thais Del Pino, destaca ainda que 90% da venda foi parcelada no cartão de crédito. Fica um pouco acima dos 81% do ano passado.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: centro logístico de R$ 110 milhões, súper gaúcho desbrava SC e a farmácia que vende R$ 8 bi
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna