Rede criada em 2012 em Porto Alegre, o Mercado Brasco está colocando hortas verticiais nas suas lojas. A ideia é que, assim, os clientes possam colher as hortaliças vivas. Por enquanto, tem alface verde e roxa, rúcula, agrião, cebolinha e salsa, mas a ideia é ampliar para outros alimentos. Detalhe: todas as plantas são sem agrotóxico.
A iniciativa do Brasco tem a parceria da startup gaúcha HyperFarm. Um dos fundadores da rede de mercados, Gabriel Drumond lembra que o consumidor está buscando mais produtos saudáveis. Além disso, a colheita dentro da loja elimina o desperdício, que antes superava 50%.
— É zero desperdício. E sempre buscamos formas de reduzir o desperdício, ampliar a oferta de produtos sem agrotóxicos e aproximar a relação com produtores locais — complementa Drumond.
O mercado
O Mercado Brasco é uma rede de mercadinhos de bairro de Porto Alegre criada em 2012 por colegas de faculdade que vieram do interior para estudar. Atualmente, conta com duas lojas na cidade e irá abrir a próxima no primeiro trimestre de 2020. Já tem mais de 35 funcionários.
A empresa já foi notícia da coluna Acerto de Contas. Em 2017, contamos que o Brasco se negava a vender carnes da JBS. Chamou a atenção porque, na época, a indústria de frigoríficos estava envolvida em escândalos políticos e econômicos. O empresário Gabriel Drummond disse na entrevista feita na ocasião:
— Como uma pessoa física, empresas têm que ter valores e seguir eles. Não apenas neste caso, mas nossa relação com o que a gente vende é diferente. Se algo está na minha prateleira, é um endosso que estou dando para aquilo. Assim como na nossa vida pessoal, fazer uma escolha de consumo também é um ato política e estamos dando uma resposta.
Relembre a coluna: Dono de mercados de Porto Alegre se nega a vender carnes da JBS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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