Depois de uma década da última atualização, o avião agrícola Ipanema terá um novo modelo. O 203 está com dimensões um pouco maiores de envergadura e comprimento da aeronave. Conforme a Embraer, a asa e a ponta da asa (winglets) reprojetados resultam em melhor eficiência na pulverização. Com a mesma quantidade de combustível, será possível cobrir área 20% maior. Também aumentou o tanque de pulverização (hopper), com capacidade de até 1.050 litros.
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Para o piloto, melhoraram o conforto e a segurança. O ar-condicionado agora funciona mesmo com a hélice desligada, o que possibilita a cabine ficar refrigerada durante o reabastecimento de fertilizantes e defensivos agrícolas. Com novos conceitos ergonômicos, alavancas de comando ficaram mais acessíveis e pedais ganharam ângulos de acesso mais suaves. O cinto de segurança com airbag aumenta a proteção para pescoço e tronco do piloto. Outra inovação é um altímetro a laser, para medir com precisão a altitude durante os rasantes para a pulverização.
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A partir deste novo modelo, o Ipanema passa a ser fabricado apenas com o motor, de 320 HP, a etanol, o mesmo álcool hidratado utilizado em automóveis. No modelo anterior, quando ainda havia a opção de motor a gasolina de aviação, metade das vendas era do propulsado a etanol. De acordo com a fabricante, o custo operacional por hectare coberto varia entre US$ 4 e US$ 5.
Segunda maior frota
O novo Ipanema teve o primeiro voo de demonstração realizado no fim de junho, durante feira no Interior da Bahia. Agora, aguarda a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar a operação regular. A expectativa é que a liberação venha em setembro. Produto mais longevo da Embraer, com 43 anos de produção ininterrupta, o Ipanema já teve 1.360 unidades fabricadas. A linha de montagem em Botucatu (SP) produz 50 aviões por ano. O custo de venda chega a R$ 1,25 milhão, e a compra pode ser financiada pelo Finame.
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O Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota de aviões agrícolas do país, com 420 aeronaves, conforme dados da Anac de dezembro passado. Desse total, 285 são Ipanema. Mato Grosso lidera na frota agrícola no país, com 470 aviões desse segmento.