
O governo federal anunciou na última quarta-feira (23) um novo recurso de acessibilidade para acessar os serviços do site e aplicativo do Meu INSS. Agora, será possível realizar buscas por meio de comando de voz.
Para usar a funcionalidade, basta acionar o microfone presente na barra de pesquisa e falar o que deseja.
Segundo o instituto, a funcionalidade visa facilitar a navegação e tornar o sistema mais acessível, especialmente para pessoas com dificuldades motoras.
Além da busca por voz, continua disponível a opção de digitação no campo "Do que você precisa?", que permite a busca direta por serviços.
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS é uma ferramenta criada pelo governo federal para facilitar a vida do trabalhador. Por lá, é possível solicitar mais de 90 serviços de forma digital.
Entre os principais estão o pedido de aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte.
O sistema também permite acompanhar pedidos em andamento, agendar atendimentos e emitir extratos.
Como funciona o comando de voz?
Para utilizar a nova ferramenta, o usuário deve localizar a barra de pesquisa no topo da página inicial do Meu INSS.

Ao acionar o ícone de microfone, a plataforma escutará o comando falado e apresentará os resultados com base no serviço mencionado.