A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, lançou nesta quarta-feira (5) em 100 países sua mais recente rede social, o Threads. Até o momento, mais de 10 milhões de usuários já se cadastraram na plataforma.
Essa nova rede social promete concorrer com Twitter, que foi adquirido no ano passado por Elon Musk pelo valor de US$ 44 bilhões (cerca de R$ 235 bilhões). Desde a concretização da compra, o magnata se envolveu em diversas polêmicas como dono da plataforma. A mais recente ocorreu em 1º de julho deste ano, quando ele anunciou o limite diário de leitura para mil tuítes para usuários não assinantes, o que gerou reclamações e críticas na internet.
Embora sejam de empresas distintas, as duas plataformas têm algumas semelhanças, como a possibilidade de publicar conteúdos nos formatos de texto, vídeo e fotografia. No entanto, no Threads, ainda não é possível mesclar os formatos em um mesma postagem.
Dúvidas sobre o Threads
Desde o seu lançamento, o aplicativo Threads é um tema recorrente na internet. Com isso, alguns internautas também começaram a buscar respostas para uma série de dúvidas, como se a rede social é gratuita, se para ingressar nela é preciso de convite e qual sua relação com o Instagram.
Algumas pessoas também começaram a procurar quais os benefícios dessa nova rede social e suas diferenças para as concorrentes, como o Twitter.
A rede social é gratuita?
O Threads é uma rede social totalmente gratuita. A Meta também não se manifestou, até o momento, sobre a possibilidade de futuramente criar uma versão paga da plataforma, como já acontece com o Twitter.
No caso do Twitter Blue, versão paga da rede social, os usuários tem acesso a uma série de benefícios como perfil verificado, tuítes com limites de até 25 mil caracteres e postagens de vídeos de até 1 hora. A assinatura pode custar até R$ 60 mensais.
É preciso ter um convite?
A nova plataforma de Mark Zuckerberg não funciona mediante o envio de convites de usuários cadastrados para aqueles que ainda não têm conta na rede social.
Para ingressar no Threads basta fazer o download do aplicativo, que está disponível na App Store (sistema iOS) e no Google Play Store (no caso de Android).
A plataforma fica dentro do Instagram ou é independente dele?
A nova rede social é independente do Instagram, ou seja, para acessá-la é preciso ter instalado o aplicativo Threads no celular.
No entanto, a nova ferramenta também é parcialmente integrada ao Instagram, pois para a realização de login é preciso vincular uma conta dessa rede social. Além disso, é possível sincronizar os contatos entre as duas plataformas e exportar os dados de uma para a outra, como descrição da bio e foto.
Com relação ao nome de usuário, o internauta pode optar por utilizar o que já está no Instagram ou criar um novo para a Threads.
Como acessar e utilizar o Threads?
Para começar a navegar pelo Threads, é preciso ter o aplicativo instalado no celular. Confira como fazer o download:
- Acesse a App Store (para dispostivos iOS) ou na Google Play Store (disponível em sistema android) e digite "Threads, an Instagram app" no campo de busca
- Clique no ícone do aplicativo
- Clique em "instalar"
- Após o download concluído, clique em "abrir"
Depois que a plataforma já tiver sido instalada no celular, siga os seguintes passos para começar a utilizar a nova rede social:
- Procure o aplicativo Threads em seu celular
- Abra o aplicativo
- Na nova tela, escolha por qual conta do Instagram deseja fazer o login na nova plataforma
- Para personalizar seu perfil no Threads, insira uma breve descrição para a bio, um link e uma foto. Caso deseje pegar essas informações de sua conta no Instagram, clique em "Importar do Instagram"
- Escolha seu seu perfil será público ou privado
- Comece a seguir seus contatos. As sugestões serão suas conexões do Instagram
- Pronto, agora é só navegar pela plataforma
O que o usuário pode fazer na nova rede social?
A nova rede social permite que o usuário compartilhe conteúdos no formato de texto, com limite de 500 caracteres, vídeo, de até cinco minutos, e fotografia.
Os internautas podem curtir, comentar, replicar uma thread ou encaminhar para uma pessoa determinado post. Também é possível localizar contatos, segui-los e interagir com eles.
Quais são as diferenças entre a Threads e o Twitter?
O Threads e o Twitter apresentam algumas diferenças que podem fazer com que determinados usuários optem por uma das plataformas. Confira o que as diferencia:
- Área de trending topics: No Twitter, essa ferramenta permite consultar os assuntos mais comentados na plataforma. Até o momento, o Threads não conta com esse recurso, mas a Meta já anunciou que está em seus planos futuros fazer a inclusão.
- Limite de leitura diário de publicações: Na Threads, não há um número máximo de posts que pode ser acessado pelos usuários. Já no Twitter, foi implementado, desde julho deste ano, o limite de mil tuítes por dia para usuários que não são verificados.
- Quantidade máxima de caracteres: No novo aplicativo da Meta, o limite máximo é de 500 caracteres por publicação. Já na rede social de Elon Musk, é de 280 caracteres para usuários comuns e de até 25 mil para assinantes do Twitter Blue.
- Quem pode ter acesso às publicações: Enquanto no Twitter é possível proteger os tuítes, fazendo com que se tornem visíveis somente para os usuários que seguem o perfil, no Threads, os internautas tem o poder de decidir quem pode ver e responder seus posts — todos, apenas seguidores ou somente contas mencionadas.
- Tempo dos vídeos publicados: A rede social de Mark Zuckerberg permite a publicação de vídeos de até cinco minutos. Já no Twitter, o tempo permitido para não assinantes é de 2 minutos e 20 segundos e para usuários do Twitter Blue conteúdos de até uma hora.
- Vinculação de contas: É possível acessar o Twitter com uma conta vinculada ao Google. Já para fazer login no Threads, ocorre vinculação com um perfil do Instagram.