Após cerca de 10 horas, o serviço de telefone Disque-Denúncia 181 voltou a funcionar nesta sexta-feira (16). A interrupção ocorreu em razão do incêndio que destruiu o prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre, na noite de quarta-feira (14).
O canal Denúncia Digital 181, no site da secretaria, seguiu recebendo registros.
Pelo serviço, é possível encaminhar dados e informações sobre fatos criminosos acontecidos ou a acontecer, sobre pessoas envolvidas em delitos, desaparecidas e/ou foragidas, assim como alertar sobre descumprimentos das regras de prevenção à covid-19. Não é preciso se identificar, e os dados de navegação não ficam gravados.
A maioria dos demais serviços prestados por órgãos de segurança que ficavam na SSP segue funcionando normalmente. Alguns, contudo, ainda sofrem alterações, como o atendimento por telefone do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que funciona para casos de extrema urgência para carteira de identidade pelo telefone (51) 3223-6122 — o (51) 3288-5150 está temporariamente suspenso.
O atendimento presencial no Tudo Fácil, nas zonas sul e norte da Capital, volta a operar na segunda-feira (19). O serviço de Junta Médica Especial da Capital, que vinha sendo realizada no prédio da SSP, passará a ser feira em Centros de Formação de Condutores a partir de segunda.
Já o atendimento de chamadas de emergência, nos telefone 190 da Brigada Militar, 193 do Corpo de Bombeiros e o 197 da Polícia Civil, estão funcionando normalmente, de acordo com a SSP.
Confira como estão funcionando todos os serviços neste link.