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De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. Cada instituição decide qual cor irá definir para sua campanha. Por isso, algumas doenças e tons se repetem ao longo do ano. Confira:
Janeiro Branco
É uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em Minas Gerais, que se espalhou pelos Estados brasileiros e por outros países. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge 11,5 milhões de brasileiros, enquanto os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% da população, ou 18,6 milhões de pessoas.
Janeiro Verde-piscina
Criada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, a ação alerta para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero, que tem como principal causa o vírus HPV, transmitido durante a relação sexual e no contato direto com pele ou mucosas infectadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o terceiro tipo de tumor mais comum entre a população feminina e a quarta causa mais frequente de morte de mulheres no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, de 2008 a 2018, a taxa de mortalidade saltou 33%, resultando em uma vítima a cada 90 minutos.
Janeiro Roxo
Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas de alerta para a hanseníase, doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina, sendo o segundo país no mundo com a maior incidência, ficando atrás apenas da Índia.
Fevereiro Laranja
Em 2019, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei que instituía a campanha de combate à leucemia (uma doença maligna dos glóbulos brancos) e de conscientização sobre a doação de medula óssea.
Fevereiro Roxo
Foi criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce de três doenças incuráveis: o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, com dois principais tipos: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Ele atinge aproximadamente 65 mil brasileiros.
Já a fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica caracterizada pela amplificação da percepção da dor, desregulação da resposta ao estresse e associação a síndromes funcionais, que atinge cerca de 3% dos brasileiros (quase 7 milhões de pessoas).
O Alzheimer, por sua vez, se apresenta como uma demência ou perda de funções cognitivas e, conforme estimativa do Ministério da Saúde, afeta 1,2 milhão de pessoas.
Março Azul-marinho
Mês de prevenção ao câncer colorretal. Também conhecido como câncer de intestino ou de cólon e reto, a doença abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, especificamente nas regiões do cólon, do reto e do ânus. É o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres no país.
Março Lilás
Busca prevenir o câncer de colo de útero.
Abril Azul
Criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas são autistas, com maior incidência entre homens. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principais características dificuldade de interação social, com linguagem e comportamento repetitivo e restritivo. As causas ainda não são determinadas.
Abril Lilás
Destinada ao combate e à prevenção ao câncer de testículo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens, sendo facilmente curado quando detectada precocemente.
Maio Vermelho (1)
Criado para conscientizar sobre a hepatite que, segundo o Instituto de Nefrologia (InNefro), é uma doença muitas vezes silenciosa que causa inflamação no fígado, mas que pode ser combatida com diagnóstico precoce e tratamento adequado. As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 42.383 casos de hepatites virais no Brasil.
Maio Vermelho (2)
Campanha para conscientizar sobre o câncer bucal, realizada por Imed, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Telessaúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Maio Cinza
Visa a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer cerebral.
Maio Roxo
O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal é lembrado em 19 de maio. A doença inflamatória intestinal é uma condição crônica que acomete o trato digestivo e tem como dois principais tipos a colite ulcerativa e a doença de Crohn. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com essa doença.
Junho Laranja
Incentiva o diagnóstico precoce de duas doenças preocupantes que têm o sangue como protagonista: a anemia e a leucemia. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a deficiência de ferro é a principal causa da anemia, a deficiência nutricional mais prevalente no mundo, afetando 33% das mulheres não grávidas, 40% das mulheres grávidas e 42% das crianças em todo o mundo.
Junho Verde
O Dia Internacional da Conscientização sobre a Escoliose é marcado em 27 de junho. Silenciosa e progressiva, a escoliose é definida como uma deformidade da coluna vertebral.
Junho Vermelho
Campanha nacional para conscientizar sobre a doação de sangue. Desde 2014, celebra-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3,3 milhões de brasileiros são doadores, percentual que representa 1,6% da população do país. O índice está dentro do recomendado pela OMS, de que ao menos 1% dos habitantes pratique o ato. No entanto, para que seja mantido um estoque seguro, o ideal, de acordo com a organização, é de 3% a 5%.
Junho Preto
Conscientiza sobre os riscos do melanoma, um tipo bastante letal de câncer de pele.
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Julho Amarelo (1)
Campanha de conscientização sobre as hepatites virais, que são doenças provocadas por vírus que causam a inflamação do fígado.
Julho Amarelo (2)
O mês também faz um alerta sobre o câncer nos ossos.
Julho Verde
Dedica-se a conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço (que incluem os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide).
Agosto Laranja
30 de agosto é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal. Mesmo considerada rara, ela atinge em média 35 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões no mundo. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.
Agosto Verde-claro
Foi instituído pela Organização Mundial de Saúde para alertar a população sobre o linfoma ou doença de Hodgkin.
Agosto Dourado
É o mês do Aleitamento Materno no Brasil. A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro”. Além disso, a Semana Mundial da Amamentação, que começou em 1990, ocorre entre os dias 1º e 7.
Setembro Amarelo
É uma campanha nacional direcionada à prevenção ao suicídio. A iniciativa, encabeçada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Nacional de Medicina (CFM), é inspirada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano, tornando o suicídio a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo em 2016.
Setembro Dourado
Visa a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Em 2018, o Brasil teve 12,5 mil novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos, conforme estimativa do Inca. O câncer no Brasil já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes.
Setembro Verde
Quer sensibilizar a população sobre a doação de órgãos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) faz transplantes de coração, pulmão, rins, pâncreas, fígado, pele, ossos, cartilagens e vasos sanguíneos. Nos últimos três anos, a média de transplantes realizados no país foi de 27 mil por ano, sendo 65% desse total de tecidos, principalmente córneas. Segundo dados de 2019 do Ministério da Saúde, mais de 37 mil pessoas aguardam por algum tipo de transplante. A maior demanda (27 mil) é por órgãos sólidos, em especial rins (92%).
Setembro Vermelho
Concentra as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, primeira causa de morte no Brasil e no mundo. O mês foi escolhido porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. Entre os problemas mais comuns, estão o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto, a insuficiência cardíaca e a doença arterial periférica.
Setembro Roxo (1)
O Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística é celebrado em 5 de setembro desde 2009. A campanha Setembro Roxo, do Unidos Pela Vida: Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, ocorre desde 2014. A fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, causa sintomas como tosse persistente, pneumonia de repetição, suor mais salgado do que o normal, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.
Setembro Roxo (2)
É a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de pâncreas. Conforme o Inca, a doença é difícil de detectar e tem comportamento agressivo, por isso, apresenta alta taxa de mortalidade. No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença.
Outubro Rosa
Mundialmente conhecida, a campanha sobre o câncer de mama foi criada no início da década de 1990, pela Susan G. Komen for the Cure, conforme o Inca, que participa do movimento desde 2010. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as brasileiras, representando em torno de 20,9%. Dados do Instituto mostram que, em 2018, mais de 17 mil mulheres morreram devido à doença.
Outubro Verde
A campanha foi lançada em 2016 pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e pela Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Sogesp) com o objetivo de conscientizar sobre a sífilis congênita, doença infectocontagiosa caracterizada pela transmissão da mãe para o feto ou para o recém-nascido. De 2008 a 2018, houve um aumento progressivo na taxa de incidência da doença no Brasil: em 2008, a taxa era de dois casos para cada mil nascidos vivos e, em 2018, passou para nove casos a cada mil nascidos vivos.
Novembro Azul (1)
Desde 2003, a campanha criada na Austrália chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase para o câncer de próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, 42 homens morrem devido à doença todos os dias e cerca de 3 milhões vivem com ela. O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens brasileiros, ocorrendo geralmente em homens velhos: seis em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
Novembro Azul (2)
O Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro, trouxe a cor azul para as campanhas mundiais de alerta e prevenção à doença. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991 e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que, em 2006, reconheceu o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial. Em 2018, a doença esteve entre as cinco principais causas de morte no Brasil, conforme o Ministério da Saúde.
Novembro Roxo
O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado desde 2008 em 17 de novembro. De acordo com a ONG Prematuridade.com, a cor roxa simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Dados do Ministério da Saúde mostram que 340 mil bebês nascem nesta condição no Brasil todo ano, número equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos. Todo bebê que nasce antes de completar as 37 semanas é considerado prematuro.
Novembro Dourado
A campanha conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
Dezembro Laranja
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele e estimula a prevenção e o diagnóstico da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo e corresponde a 27% de todos os tumores malignos do país.
Dezembro Vermelho
Em 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, por isso, o mês foi escolhido para conscientizar sobre a necessidade de prevenção e promover o entendimento sobre HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017. No Brasil, há aproximadamente 920 mil pessoas vivendo com HIV, segundo o Ministério da Saúde. Em novembro, a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) revelou que os novos casos de infecção pelo vírus HIV na América Latina aumentaram 21% na última década, passando de 100 mil em 2010 para 120 mil em 2019.
Produção: Jhully Costa