De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. Cada instituição decide qual cor irá definir para sua campanha. Por isso, algumas doenças e tons se repetem ao longo do ano. Confira:
Janeiro Branco
É uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em Minas Gerais, que se espalhou pelos Estados brasileiros e por outros países. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge 11,5 milhões de brasileiros, enquanto os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% da população, ou 18,6 milhões de pessoas.
Janeiro Verde-piscina
Criada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, a ação alerta para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero, que tem como principal causa o vírus HPV, transmitido durante a relação sexual e no contato direto com pele ou mucosas infectadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o terceiro tipo de tumor mais comum entre a população feminina e a quarta causa mais frequente de morte de mulheres no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, de 2008 a 2018, a taxa de mortalidade saltou 33%, resultando em uma vítima a cada 90 minutos.
Janeiro Roxo
Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas de alerta para a hanseníase, doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina, sendo o segundo país no mundo com a maior incidência, ficando atrás apenas da Índia.
Fevereiro Laranja
Em 2019, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei que instituía a campanha de combate à leucemia (uma doença maligna dos glóbulos brancos) e de conscientização sobre a doação de medula óssea.
Fevereiro Roxo
Foi criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce de três doenças incuráveis: o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, com dois principais tipos: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Ele atinge aproximadamente 65 mil brasileiros.
Já a fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica caracterizada pela amplificação da percepção da dor, desregulação da resposta ao estresse e associação a síndromes funcionais, que atinge cerca de 3% dos brasileiros (quase 7 milhões de pessoas).
O Alzheimer, por sua vez, se apresenta como uma demência ou perda de funções cognitivas e, conforme estimativa do Ministério da Saúde, afeta 1,2 milhão de pessoas.
Março Azul-marinho
Mês de prevenção ao câncer colorretal. Também conhecido como câncer de intestino ou de cólon e reto, a doença abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, especificamente nas regiões do cólon, do reto e do ânus. É o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres no país.
Março Lilás
Busca prevenir o câncer de colo de útero.
Abril Azul
Criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas são autistas, com maior incidência entre homens. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como principais características dificuldade de interação social, com linguagem e comportamento repetitivo e restritivo. As causas ainda não são determinadas.
Abril Lilás
Destinada ao combate e à prevenção ao câncer de testículo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens, sendo facilmente curado quando detectada precocemente.
Maio Vermelho (1)
Criado para conscientizar sobre a hepatite que, segundo o Instituto de Nefrologia (InNefro), é uma doença muitas vezes silenciosa que causa inflamação no fígado, mas que pode ser combatida com diagnóstico precoce e tratamento adequado. As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 42.383 casos de hepatites virais no Brasil.
Maio Vermelho (2)
Campanha para conscientizar sobre o câncer bucal, realizada por Imed, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Telessaúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Maio Cinza
Visa a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer cerebral.
Maio Roxo
O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal é lembrado em 19 de maio. A doença inflamatória intestinal é uma condição crônica que acomete o trato digestivo e tem como dois principais tipos a colite ulcerativa e a doença de Crohn. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com essa doença.
Junho Laranja
Incentiva o diagnóstico precoce de duas doenças preocupantes que têm o sangue como protagonista: a anemia e a leucemia. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a deficiência de ferro é a principal causa da anemia, a deficiência nutricional mais prevalente no mundo, afetando 33% das mulheres não grávidas, 40% das mulheres grávidas e 42% das crianças em todo o mundo.
Junho Verde
O Dia Internacional da Conscientização sobre a Escoliose é marcado em 27 de junho. Silenciosa e progressiva, a escoliose é definida como uma deformidade da coluna vertebral.
Junho Vermelho
Campanha nacional para conscientizar sobre a doação de sangue. Desde 2014, celebra-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3,3 milhões de brasileiros são doadores, percentual que representa 1,6% da população do país. O índice está dentro do recomendado pela OMS, de que ao menos 1% dos habitantes pratique o ato. No entanto, para que seja mantido um estoque seguro, o ideal, de acordo com a organização, é de 3% a 5%.
Junho Preto
Conscientiza sobre os riscos do melanoma, um tipo bastante letal de câncer de pele.
Julho Amarelo (1)
Campanha de conscientização sobre as hepatites virais, que são doenças provocadas por vírus que causam a inflamação do fígado.
Julho Amarelo (2)
O mês também faz um alerta sobre o câncer nos ossos.
Julho Verde
Dedica-se a conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço (que incluem os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide).
Agosto Laranja
30 de agosto é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, doença autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal. Mesmo considerada rara, ela atinge em média 35 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões no mundo. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.
Agosto Verde-claro
Foi instituído pela Organização Mundial de Saúde para alertar a população sobre o linfoma ou doença de Hodgkin.
Agosto Dourado
É o mês do Aleitamento Materno no Brasil. A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é definido pela OMS como “padrão ouro”. Além disso, a Semana Mundial da Amamentação, que começou em 1990, ocorre entre os dias 1º e 7.
Setembro Amarelo
É uma campanha nacional direcionada à prevenção ao suicídio. A iniciativa, encabeçada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Nacional de Medicina (CFM), é inspirada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano, tornando o suicídio a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo em 2016.
Setembro Dourado
Visa a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Em 2018, o Brasil teve 12,5 mil novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos, conforme estimativa do Inca. O câncer no Brasil já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes.
Setembro Verde
Quer sensibilizar a população sobre a doação de órgãos. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) faz transplantes de coração, pulmão, rins, pâncreas, fígado, pele, ossos, cartilagens e vasos sanguíneos. Nos últimos três anos, a média de transplantes realizados no país foi de 27 mil por ano, sendo 65% desse total de tecidos, principalmente córneas. Segundo dados de 2019 do Ministério da Saúde, mais de 37 mil pessoas aguardam por algum tipo de transplante. A maior demanda (27 mil) é por órgãos sólidos, em especial rins (92%).
Setembro Vermelho
Concentra as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, primeira causa de morte no Brasil e no mundo. O mês foi escolhido porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. Entre os problemas mais comuns, estão o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto, a insuficiência cardíaca e a doença arterial periférica.
Setembro Roxo (1)
O Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística é celebrado em 5 de setembro desde 2009. A campanha Setembro Roxo, do Unidos Pela Vida: Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, ocorre desde 2014. A fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, causa sintomas como tosse persistente, pneumonia de repetição, suor mais salgado do que o normal, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.
Setembro Roxo (2)
É a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de pâncreas. Conforme o Inca, a doença é difícil de detectar e tem comportamento agressivo, por isso, apresenta alta taxa de mortalidade. No Brasil, é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença.
Outubro Rosa
Mundialmente conhecida, a campanha sobre o câncer de mama foi criada no início da década de 1990, pela Susan G. Komen for the Cure, conforme o Inca, que participa do movimento desde 2010. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as brasileiras, representando em torno de 20,9%. Dados do Instituto mostram que, em 2018, mais de 17 mil mulheres morreram devido à doença.
Outubro Verde
A campanha foi lançada em 2016 pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e pela Associação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Sogesp) com o objetivo de conscientizar sobre a sífilis congênita, doença infectocontagiosa caracterizada pela transmissão da mãe para o feto ou para o recém-nascido. De 2008 a 2018, houve um aumento progressivo na taxa de incidência da doença no Brasil: em 2008, a taxa era de dois casos para cada mil nascidos vivos e, em 2018, passou para nove casos a cada mil nascidos vivos.
Novembro Azul (1)
Desde 2003, a campanha criada na Austrália chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase para o câncer de próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, 42 homens morrem devido à doença todos os dias e cerca de 3 milhões vivem com ela. O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens brasileiros, ocorrendo geralmente em homens velhos: seis em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
Novembro Azul (2)
O Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro, trouxe a cor azul para as campanhas mundiais de alerta e prevenção à doença. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991 e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que, em 2006, reconheceu o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial. Em 2018, a doença esteve entre as cinco principais causas de morte no Brasil, conforme o Ministério da Saúde.
Novembro Roxo
O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado desde 2008 em 17 de novembro. De acordo com a ONG Prematuridade.com, a cor roxa simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Dados do Ministério da Saúde mostram que 340 mil bebês nascem nesta condição no Brasil todo ano, número equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos. Todo bebê que nasce antes de completar as 37 semanas é considerado prematuro.
Novembro Dourado
A campanha conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
Dezembro Laranja
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele e estimula a prevenção e o diagnóstico da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo e corresponde a 27% de todos os tumores malignos do país.
Dezembro Vermelho
Em 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, por isso, o mês foi escolhido para conscientizar sobre a necessidade de prevenção e promover o entendimento sobre HIV, aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017. No Brasil, há aproximadamente 920 mil pessoas vivendo com HIV, segundo o Ministério da Saúde. Em novembro, a Organização Pan-americana da Saúde (Opas) revelou que os novos casos de infecção pelo vírus HIV na América Latina aumentaram 21% na última década, passando de 100 mil em 2010 para 120 mil em 2019.
Produção: Jhully Costa