Eles passaram por chapeação e pintura, atualização dos componentes elétricos com novos faróis de led, ganharam nova camada de estofamento original e um "motor mais ecológico", que consome menos energia, em uma revisão digna dos clássicos. Agora, a frota de 10 carrinhos Austin J40, uma das principais atrações do Parquinho da Redenção desde o ano 2000, reformada ao longo do mês de setembro, está pronta para fazer brilhar os olhos dos adultos e dos pequenos nesta quinta-feira (12) de Dia das Crianças.
Cada volta no carrossel ao qual eles estão fixados dura três minutos, mas desperta memórias que atravessam décadas. Fabricadas no País de Gales, as miniaturas foram importadas para o Brasil por um empresário paulista em 1952, quando passaram a funcionar como uma atração no Parque da Redenção, que, na época, ainda não tinha o parquinho de brinquedos estruturado como é conhecido hoje.
Operando os pequenos veículos desde o ano 2000, a administradora do Parquinho da Redenção Isabel Sokolnik e o marido e sócio, João Guilherme Sokolnik, 64, engenheiro mecânico, estimam que as miniaturas já tenham rodado quase 100 mil quilômetros nesses 71 anos emque estão no Brasil — considerando média de 33 horas por mês em funcionamento.
— As crianças gostam do carro, mas são os pais e os avós que se emocionam e ficam encantados. É um resgate da infância analógica — comenta Isabel, que diz ter investido R$ 3 mil em cada um dos 10 veículos nesta revisão.
Ela espera começar a receber o retorno deste investimento ainda no feriadão de Dia das Crianças, apesar da previsão de chuva. O mês de outubro, segundo a administradora, é o ponto alto do parquinho, com média de 70 escolas atendidas e pico de 2,5 mil pessoas usando os brinquedos no dia 12.
— Tem criança que repete umas quantas vezes porque quer rodar em todas as cores — conta Isabel, referindo-se aos tons originais do veículo.
Ela e o marido querem construir, ao lado do brinquedo, um mural de fotos de crianças de várias épocas brincando no Austin. A ideia é que as imagens sejam encaminhadas a eles por meio do Instagram do Parquinho da Redenção, disponível neste link.
Frota modernizada
A dupla responsável pela manutenção mecânica dos J40 é formada por Leonel Paim, 48 anos, que trabalha com elétrica no Parquinho da redenção desde 2013, e Gilmar Primeiro, 65, técnico em eletrônica, que trabalha no local desde 2007.
Na manhã desta quarta-feira (11), eles ainda inclinavam parte do corpo para dentro dos porta-malas ou dos capôs dos carrinhos, que têm rodas de alumínio com pneus e parachoques cromados, para ajustar os detalhes finais.
Eles explicam que apenas quatro carros têm motores e fazem girar a estrutura interligada por hastes de ferro. Durante o percurso de três minutos em que os brinquedos se movem a uma velocidade de cinco quilômetros por hora, luzes de led acendem com sistema de 12 volts.
— Queria ter um desses pra mim, colocar motor elétrico e brincar — confessa Leonel.
Saiba mais
- De acordo com a página do museu britânico de arte e design V&A, mais de 32 mil exemplares do Austin Junior Forty (J40) movidos a pedal foram construídos entre 1950 e 1971 no sul do País de Gales.
- O catálogo do acervo ainda afirma que os brinquedos eram construídos com materiais que sobravam da fabricação original do modelo em tamanho real.
Outras atrações renovadas
Além do carrossel de J40, outra dezena de brinquedos também ganhou pintura e revisão elétrica para receber os visitantes no Parquinho da Redenção. Apenas a roda gigante, que fica próxima à Avenida Osvaldo Aranha, não estará operando no Dia das Crianças — a chuva de setembro atrasou a manutenção das cabinas, conforme Isabel.
Como brincar
- O Parquinho da Redenção funciona das 10h às 19h nos sábados, domingos e feriados; e das 14h às 18h de terça a sexta-feira
- A entrada no parquinho é gratuita
- Os ingressos para os brinquedos custam R$ 9, com desconto para quem pagar em dinheiro e também para quem comprar vários bilhetes de uma vez só
- Para um bloco com 24 ingressos (que valem para todos os brinquedos), o preço da unidade cai para R$ 4,10 no pagamento em dinheiro (R$ 100 no total, R$ 110 no pix ou cartões).
- Há regras de segurança que restringem a altura dos pilotos no J40: é preciso ter mais do que 70 centímetros e menos de 1,30m de altura para dar uma volta na relíquia.