Faz menos de um ano que o primeiro Grilo surgiu em Porto Alegre, e já dá para dizer que os “pulos” caíram no gosto do porto-alegrense. Seja por praticidade, economia ou sustentabilidade, os triciclos elétricos têm atraído cada vez mais usuários e circulado por bairros antes não alcançados.
Criado em julho do ano passado, durante a pandemia, o serviço chegou a registrar 450% de aumento no número de deslocamentos e de cadastros nos primeiros seis meses de operação.
De fevereiro para cá, em razão da debandada das pessoas para o Litoral e com o Estado em bandeira preta, o número diminuiu para 50%. Mas, nos últimos dias, com a volta das aulas presenciais e a ampliação dos horários do comércio, a plataforma voltou a apresentar resultados satisfatórios, com 35% de acréscimo apenas na semana passada — a melhor desde janeiro.
A empresa não divulga o número exato de viagens feitas até agora, mas ressalta que o dado fica em cinco dígitos, assim como o índice de passageiros cadastrados.
Também cresceu, desde o lançamento, o número de bairros contemplados. No início, o serviço atendia 5 quilômetros quadrados no bairro Moinhos de Vento e arredores. Hoje, compreende uma área de 12 quilômetros quadrados em 10 bairros: Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Independência, Mont’Serrat, Rio Branco, Floresta, Auxiliadora, Farroupilha e Moinhos de Vento.
Diretor-executivo e co-fundador da empresa, Carlos Novaes explica que a ideia é ampliar ainda mais o raio e, aos poucos, ir conectando a cidade.
— Esperamos chegar à Zona Sul organicamente — projeta.
Baseado no conceito de micromobilidade, o Grilo opera em distâncias curtas, de 2,5 quilômetros em média. É usado para todo tipo de deslocamento, de trabalho à balada, passando por supermercado e farmácia. Além da viagem, que tem taxa fixa de R$ 4,89 — aumentando conforme o trecho, sendo 7 quilômetros o máximo — oferece outros serviços como guarda-chuva, auxílio locomoção (para idosos, por exemplo) e sacolas de bagagem, todos por menos de R$ 2.
Segundo Novaes, o Centro Histórico é o bairro mais atendido pelos triciclos verdes.
— O Grilo é prático, tem 60% do tamanho de um Ford Ka. Nosso propósito é levar inovação, sustentabilidade e segurança para todos. Não somos um transporte de elite, somos a democratização da mobilidade sustentável no Brasil — afirma.
O diretor explica que a empresa hoje tem um número considerável de “heavy users” — pessoas que usam o serviço com frequência. Dentre os condutores, muitos só querem trabalhar com a Grilo, levando em conta que a empresa só aceita pagamentos por cartão de crédito e os carros não são visados por assaltantes.
— Uma das nossas grandes preocupações era sermos aceitos na sociedade, por termos um conceito novo, e hoje podemos dizer que fomos muito bem aceitos. Acho que estamos fazendo um bem para a cidade. Somos amigos dos pedestres e ciclistas, trazemos segurança para o trânsito, ajudamos a gerar renda para os condutores em um momento de alto índice de desemprego. Temos muito orgulho do que estamos fazendo por Porto Alegre — diz.
A empresa também contribui com ações sociais, fazendo doações a projetos que atendem crianças e moradores de rua. No período crítico da pandemia, ofereceu transporte gratuito a pessoas do grupo de risco e, em abril, participou do mutirão de vacinação na Redenção, levando e trazendo de graça quem precisava tomar a vacina contra covid-19.
“Chego a usar quatro vezes por dia”
Um dos “heavy users” citados pelo diretor da empresa é o engenheiro de segurança Carlos Wengrover, 64 anos. Morador do bairro Moinhos de Vento, ele vai e volta ao trabalho, na Avenida Farrapos, todos os dias de Grilo. Também usa o triciclo movido a bateria para diferentes atividades do dia a dia, como ir ao comércio.
— Chego a usar quatro vezes por dia! O principal motivo é que ele não polui. Estamos em uma época em que consumimos mais oxigênio do que repomos. Usando um veículo elétrico me sinto leve, sem consciência pesada. Estou fazendo a minha parte — diz.
Dono de uma escola técnica onde ministra cursos de Segurança do Trabalho, Wengrover explica que, quando um aluno finaliza as aulas, recebe o certificado por meio de um Grilo.
— Acho prático. E já conheço todos os motoristas pelo nome — se diverte.
Para chamar um Grilo, o usuário deve baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS, fazer cadastro, solicitar a corrida e aguardar a chegada do triciclo.