
Usuários do trensurb que utilizam o cartão TEU enfrentaram filas na manhã desta quarta-feira (3) nas estações da Região Metropolitana. O problema foi causado pela necessidade de revalidação do cartão junto às catracas das estações.
Na Mathias Velho, em Canoas, mais de 30 pessoas chegaram a formar uma fila por volta da 7h. Em determinado momento, para que não houvesse atrasos e aglomeração maior, a passagem foi liberada.
A empresa responsável pelo TEU alega que calculou uma quantidade de uso do cartão que expirou no domingo (31), o que acabou gerando esse transtorno. De acordo com o gerente Fernando Lindner, a situação foi constatada na segunda-feira (1º) e afeta quem utiliza o TEU somente nos trens.
— Nos ônibus, esse processo é automático. As catracas do trem são antigas. Ontem (terça-feira) ficamos até as 23h instalando os equipamentos de revalidação. A previsão é que os usuários não precisem mais passar por esse processo.
Por nota, a Metroplan informou que segue acompanhando a situação. O órgão informa que não tem responsabilidade direta. Já a Trensurb, também por nota, orienta os usuários para que, principalmente nesta quarta-feira, cheguem um pouco mais cedo à estação. Os funcionários também receberam orientação para auxiliar.
O que diz a Metroplan
"Embora a Metroplan não tenha responsabilidade direta, pois envolve o trem e o sistema de bilhetagem, a direção da Metroplan informou que estará acompanhando até a solução do problema. Alguns cartões do TEU, por motivo de segurança, necessitam de revalidação. Esse procedimento se dá de forma automática quando do uso do mesmo. Foi identificada uma falha nas catracas da Trensurb nesse processo. Para minimizar os transtornos, foram instalados equipamentos em todas as estações para revalidação dos cartões que ainda necessitam. Cabe destacar que, segundo a equipe técnica do TEU, o equipe da Trensurb está orientando o procedimento e o mesmo precisa ser realizado uma única vez."
O que diz a Trensurb
"Uma limitação na tecnologia do sistema de bilhetagem TEU, da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), faz com que usuários do metrô tenham que revalidar seus cartões TEU em um validador especial instalado junto às catracas antes de passar pela roleta e acessar a plataforma. Isso pode gerar filas nas catracas com validadores do TEU nas estações. Por isso, a orientação aos usuários que utilizam cartões TEU é que, se possível, tentem chegar um pouco mais cedo à estação hoje, evitando filas. Se houver fila, é importante manter o distanciamento e usar máscara durante todo o tempo.
A revalidação tem que ser feita apenas uma vez. Então, a situação deve se normalizar nos próximos dias. A limitação do sistema afeta principalmente aqueles que utilizam seus cartões apenas no metrô, pois ao usá-lo nos ônibus a revalidação deve ser feita automaticamente. Em caso de dúvidas ou dificuldade, o usuário pode procurar um funcionário da Trensurb na estação ou entrar em contato com o SAC do TEU: (51) 3214-0404."