O trânsito na Rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, deverá fluir melhor em um prazo de quatro meses. Uma obra destinada a restituir a passagem de veículos em duas pistas com faixa dupla, nas imediações da Rua Dona Teodora, onde a construção da nova Ponte do Guaíba estreitou a circulação dos carros, deverá ter início nos próximos dias. O trabalho estava marcado para começar nesta segunda-feira (19), mas as más condições do tempo adiaram o serviço.
A instalação dos pilares da nova ponte em canteiros da Voluntários limitou o espaço para circulação a apenas uma faixa em cada sentido, o que prejudica o trânsito principalmente quando há jogo na Arena do Grêmio, localizada nas imediações. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que a via será ampliada, ao longo de um trecho de aproximadamente 500 metros, para compensar o espaço perdido para os pilares. Assim, a Voluntários voltará a contar com duas pistas com duas faixas cada uma.
O Dnit informa que, durante os 120 dias determinados para a recomposição da rua, o trânsito deverá seguir como está hoje neste ponto _ com estreitamento da pista, mas sem outras modificações decorrentes da ampliação. O trabalho deverá começar nos próximos dias, dependendo das condições do clima. A previsão de chuva para Porto Alegre levou o governo federal a suspender o início do projeto.
A adaptação da Voluntários será realizada, a um custo de R$ 7 milhões, pela mesma empresa responsável pela construção da segunda passagem sobre o Guaíba. Da mesma forma, o dinheiro virá dos mesmos recursos já garantidos para a nova ponte. Não será necessário realizar desapropriações ou reintegrações de posse para ampliar o traçado da via, já que será utilizada uma área já liberada.
O Dnit havia protocolado o projeto de alteração da Voluntários na prefeitura em 2016, e aguardava o concessão das licenças necessárias para modificar o traçado, o sistema de drenagem e a sinalização. O município informa que a proposta teve de ser analisada por técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e de setores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).
Conforme o consórcio Ponte do Guaíba, toda a nova estrutura em implantação terá 12,3 quilômetros de extensão, com 5 quilômetros em trecho de aterro e 7,3 quilômetros de ponte, elevada e viadutos. A pista contará com duas faixas com acostamento e refúgio central. O Dnit prevê que 50 mil veículos utilizarão a futura ponte todos os dias.