Os coordenadores das campanhas dos candidatos Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomenico (PSDB) já estão preparados para o segundo turno com a retomada das propagandas eleitorais na TV, rádio, além das redes sociais e nas ruas de Caxias do Sul nesta sexta-feira (11). Conforme Grégora Fortuna dos Passos, responsável pela campanha de Adiló, e Marcelo Borella, pela de Scalco, o objetivo nesses próximos 15 dias serão focados em apresentar propostas e seguir ouvindo a comunidade.
Maurício Scalco foi para o segundo turno com 38,04% dos votos, equivalente a 89.260, já Adiló Didomenico foi com 27,50%, sendo 64.537 votos, e a população volta as urnas no dia 27 de outubro para decidir quem será o novo prefeito nos próximos quatro anos.
Além disso, os coordenadores precisam pensar em como garantir mais votos e tentar frear o aumento da abstenção, que contou com mais de 87 mil eleitores caxienses que não compareceram às urnas no último domingo (6). Conforme o juiz da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, João Paulo Bernstein, existe a possibilidade que isso aconteça, mas vai depender do que os dois candidatos apresentarão em suas campanhas.
Confira abaixo quais são os caminhos que os responsáveis pelo Adiló e Scalco devem seguir para os próximos dias.
Foco em mostrar Adiló como o "mais preparado"
De acordo com Grégora, as estratégias no segundo turno serão reforçadas pelos trabalhos que já vieram apresentando no primeiro turno, além de seguir ouvindo a comunidade.
— Vamos reforçar ainda mais o que já construímos no primeiro turno: mostrar ao eleitor o trabalho sólido que o prefeito Adiló Didomenico realizou ao longo de seu mandato e como isso impactou positivamente a vida da população de Caxias do Sul. Vamos intensificar a presença nas ruas, com visitas a bairros e conversas diretas com os moradores para ouvir suas demandas e mostrar que Adiló é o candidato mais preparado para continuar cuidando da cidade — destaca a coordenadora.
Grégora também comenta que a presença nas redes sociais será reforçada para apresentarem as propostas de Adiló e do seu vice, Edson Néspolo (União Brasil).
— Vamos reforçar a campanha nas redes sociais, na televisão e no rádio. Nosso foco será mostrar que Adiló e Edson Néspolo são a candidatura que pode garantir mais avanços para Caxias, com experiência e capacidade de gestão, e que os desafios do futuro exigem essa continuidade. Vamos seguir próximos das pessoas, com uma campanha limpa e de propostas concretas para os próximos quatro anos — explica Fortuna.
Manter as mesmas estratégias do primeiro turno
Para Marcelo Borella, a ideia é continuar com o mesmo ritmo do primeiro turno e ele também discordou das falas de Adiló em algumas entrevistas, onde o atual prefeito falou que "é uma nova eleição" no segundo turno.
— Ao contrário do atual prefeito, que acredita que o 2º turno é uma eleição diferente, como ele mesmo repetiu nos meios de comunicação nos últimos dias, nós acreditamos que é a mesma. Porque os problemas que Caxias enfrenta são os mesmos, os desafios são os mesmos, a falta de entregas relevantes da atual gestão é a mesma e, é claro, os eleitores são os mesmos. Eleitores que já demonstraram, nas urnas, que querem mudança. A maioria esmagadora, 7 em cada 10 eleitores, não quer a continuidade desse governo que gasta muito, entrega pouco e demora para fazer — reforçou Borella.
O coordenador da campanha de Scalco também salienta que seguirão com o debate sobre Caxias.
— Seguiremos dialogando com as comunidades e promovendo o debate por uma Caxias cada vez mais forte e preparada para o futuro. Uma Caxias do tamanho da nossa gente — comenta.
Como fica o calendário eleitoral
A partir desta sexta (11), o horário eleitoral gratuito na TV e rádio volta a ser vinculado, com 20 minutos diários em rede para os candidatos (divididos em dois blocos de 10 minutos, sendo 5 minutos para cada).
Na rádio ele acontece das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min e na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min. Também serão destinados 25 minutos em inserções durante a programação, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite, divididos igualitariamente entre os dois candidatos — 12 minutos e 30 segundos para cada, podendo escolher se usarão seus tempos para inserções de 30 segundos ou de um minuto.
Outras atividades também serão retomadas como comícios, bandeiraços e distribuição de santinhos.
Além disso, a partir do dia 12 até 29 de outubro, nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrante. Já no caso dos eleitores, o período começa do dia 22 e segue até 29 de outubro.
Confira as datas mais importantes do calendário eleitoral
11 de outubro - Retomada das propagandas na TV e rádio
- De 11 até 25 de outubro, será veiculada propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao segundo turno.
24 de outubro - Último dia para realização de comícios
- Último dia para a realização de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 horas
- Último dia para a circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet, mesmo se a contratação tiver sido realizada antes desse prazo
25 de outubro - Último dia de propagandas
- Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao segundo turno, propaganda paga e realização de debate no rádio e na televisão, não podendo ultrapassar o horário de 24h.
26 de outubro - Último dia para distribuição de materiais
- Último dia em que as candidatas, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações participantes do segundo turno poderão fazer funcionar, entre as 8h e as 22h, alto-falantes ou amplificadores de som.
- Último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico e para a realização de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.
- Data em que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover, entre as 7h e as 12h , no local e horário previamente divulgados, a escolha ou o sorteio das seções eleitorais que serão submetidas às auditorias da votação eletrônica no segundo turno.