O projeto da prefeitura de Caxias do Sul que pretende amenizar o confuso e perigoso acesso ao bairro Santa Fé, na Rota do Sol, perto do antigo Posto São Luiz, terá faixas secundárias e uma rotatória semifechada. Também estão previstos canteiros centrais para separar os dois sentidos da rodovia. A intervenção, que abrangerá 600 metros da rodovia, deve iniciar em 60 dias.
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O ponto de maior mudança será no acesso ao Santa Fé: hoje, o condutor precisa aguardar a redução do tráfego de veículos para atravessar duas faixas, com fluxo intenso nos dois sentidos. Com a obra pronta, será necessário cruzar apenas uma faixa. Além disso, outra rotatória central facilitará o retorno em qualquer sentido da Rota do Sol.
Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), neste momento não haverá a instalação de semáforos. Porém, se houver essa necessidade, o mesmo projeto já permite a instalação do equipamento.
– A princípio, com a mudança o fluxo da rodovia ficará mais leve neste trecho. Mas, se daqui alguns anos tivermos um aumento significativo na circulação de veículos, já prevemos um ponto para a colocação no acesso ao Santa Fé – explica o secretário Manoel Marrachinho.
A obra integra o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias) e tem valor estimado em R$ 2,6 milhões.
Acesso ao Santa Fé pelo antigo Posto São Luiz
Como é hoje: quem vem no sentido Monte Bérico-Ana Rech e quer entrar no bairro Santa Fé, pelo antigo Posto São Luiz, é obrigado a parar em uma rua lateral, em frente à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Ali, é preciso aguardar o tráfego diminuir e atravessar a pista, que tem dois sentidos. Além da demora, o risco de acidentes é enorme.
Como ficará: o condutor utilizará uma faixa secundária, que contornará um canteiro central. Nesse ponto, ele será obrigado a parar na rotatória e aguardar para cruzar apenas um sentido da rodovia (Ana Rech-Monte Bérico). Quem quiser seguir adiante, no sentido Monte Bérico-Ana Rech, não precisará parar.
Retorno no sentido de Monte Bérico-Ana Rech
Como é hoje: para quem está no sentido Monte Bérico-Ana Rech existe apenas uma opção de retorno (em frente à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). O motorista precisa acessar uma rua lateral e aguardar o tráfego diminuir para atravessar a rodovia, que tem dois sentidos. Esse é o mesmo caminho usado hoje para acessar o bairro Santa Fé pelo Posto São Luiz.
Como ficará: o condutor poderá retornar em dois pontos ao longo do Km 141. O primeiro retorno ficará antes da Codeca e o motorista não precisará esperar a sua vez, pois utilizará uma pista secundária, chamada de faixa de aceleração, que contorna o canteiro central, e leva para a pista principal. A outra opção ficará em frente à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e também funcionará com uma faixa de aceleração, onde o condutor poderá acessar a rodovia.
Retorno no sentido de Ana Rech-Monte Bérico
Como é hoje: no sentido Ana Rech-Monte Bérico, o motorista pode fazer o retorno em frente ao antigo Posto São Luiz, acessando uma rua lateral. Para retornar à rodovia, é preciso aguardar que o fluxo de veículos diminua. Além disso, o condutor precisa atravessar a pista, que tem dois sentidos.
Como ficará: o acesso ao retorno ficará no canteiro central, pouco depois do antigo Posto São Luiz (sentido Ana Rech-Monte Bérico). Também terá uma faixa de aceleração, onde o condutor poderá acessar a rodovia sem atravessar a pista.
Pista no sentido Monte Bérico-Ana Rech
Como é hoje: no sentido Monte Bérico-Ana Rech existe apenas uma faixa de rolamento. Por vezes, os condutores fazem a gentileza de parar na rodovia para que outros veículos possam fazer o retorno ou acessar o bairro Santa Fé.
Como ficará: num trecho pouco antes da Codeca, sentido Monte Bérico-Ana Rech, até o primeiro retorno haverá três pistas num único sentido. Uma delas levará para o bairro Centenário II; outra mantém o condutor na rodovia e a terceira é a faixa de aceleração, que é usada para fazer o retorno na rotatória.
Pista no sentido Ana Rech-Monte Bérico
Como é hoje: ao cruzar pela passarela, há duas pistas: uma leva para o bairro Santa Fé e a outra mantém o condutor na rodovia.
Como ficará: o trânsito fluirá em duas faixas principais. Próximo ao antigo Posto São Luiz, haverá acesso a uma terceira faixa, que contorna o canteiro central e deverá ser utilizada por quem quer fazer o retorno.