
Em meio às obras de reconstrução da BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), estuda construir uma nova ponte para conectar a rodovia sobre o Rio das Antas. Segundo o superintendente regional do Dnit, Adalberto Jurach, a estrutura ficaria ao lado da Ponte Ernesto Dornelles, a popular ponte dos arcos.
— A ponte Ernesto Dornelles tem mais de 70 anos, é bastante antiga. Ela também tem apenas sete metros de largura, ou seja, não tem largura suficiente nem para o acostamento. Em maio do ano passado ela teve uma cabeceira atingida pelos deslizamentos de terra. Com isso, ela precisa de uma reabilitação importante. Então vamos comparar os investimentos de fazer uma nova e reformar essa para tomar a decisão — detalha.
Conforme Jurach, o estudo de viabilidade e custo da nova ponte deve ficar pronto nos próximos meses. A ideia seria finalizar as obras de recuperação na rodovia para, então, partir para o projeto da nova ponte.
O superintendente confirmou que a Ponte do Rio das Antas é segura para o fluxo de veículos nesse momento e, mesmo com a construção da nova estrutura, ela será mantida. O uso dela seria voltado para o turismo, em um projeto a ser definido com a comunidade.
Cartão postal da Serra das Antas
Inaugurada em agosto de 1952, a Ponte Ernesto Dornelles leva o nome do ex-governador gaúcho que coordenou o Rio Grande do Sul de 1951 a 1955. Projetada pelo reconhecido engenheiro Antônio Alves de Noronha, com dois arcos paralelos e um vão livre de 186 metros de extensão, é considerada uma das maiores pontes no estilo do mundo.
Há 72 anos é uma das maiores e mais importantes conexões da Serra Gaúcha, unindo Bento Gonçalves com Veranópolis, além de outros municípios da região, sobre o Rio das Antas.