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O universo dos esportes eletrônicos, ou eSports, como são conhecidos, começa a ganhar espaço em Caxias do Sul. O que antes era visto apenas como uma forma de diversão, agora também é uma modalidade de competição. Neste sábado (15), 32 estudantes da rede estadual participarão, a partir das 9h, no Sesc Caxias, do primeiro torneio municipal de Fifa 22 — um dos mais populares games de futebol do mundo.
A disputa no PlayStation 4, que não tem premiação em dinheiro e entregará troféus e medalhas aos vencedores, busca incentivar os adeptos dos jogos eletrônicos, além de encontrar talentos na região e promover a integração em meio a uma modalidade que cresce no país.
O torneio é organizado pelo professor Vinicius Lazzaretti, 30 anos, que leciona matemática na rede estadual de Caxias do Sul. Em março deste ano, ele criou uma equipe de jogadores com o objetivo de promover competições presenciais na cidade. Para aumentar o grupo de gamers locais, Lazzaretti levou uma proposta para escolas da cidade: realizar torneios em cada instituição para encontrar novos jogadores, sejam eles meninos ou meninas, oportunizando uma competição saudável e que seja referência na cidade.
— A ideia de criar a equipe e o torneio surgiu de um problema. Para participar de competições ou torneios presenciais, tínhamos que procurar eventos fora da cidade, muitos em Canoas, Porto Alegre, o que demanda mais investimento. Mas, para começar a estruturar em Caxias, precisávamos encontrar esses jogadores. Por isso, criamos essa iniciativa de ir até as escolas, identificar quem está disposto a participar e mobilizar esses jovens — conta.
Lazzaretti conta que foi em diversas escolas da rede estadual, levou a proposta para as equipes diretivas e conseguiu a autorização para realizar os torneios em seis instituições de ensino. Levou televisores, videogames e montou a estrutura necessária para a realização da atividade, sempre aos sábados, que mobilizou, ao todo, cerca de 150 jovens.
Os quatro melhores de cada escola e outros que conheceram a proposta e quiseram competir formam os 32 participantes que estarão no torneio deste sábado. A competição inicia com etapas em fase de grupos, partindo para mata-matas até encontrar o campeão. As partidas duram, no máximo, 20 minutos.
Outro objetivo com o torneio, segundo Lazzaretti, é vencer o preconceito sobre os esportes eletrônicos. De acordo com o organizador, é possível conciliar os estudos com o entretenimento dos jogos e, também, permitir que os jovens encontrem novas oportunidades para seguir no mercado de games.
— A gente sempre ouve que o videogame atrapalha os estudos, mas é possível adequar. É possível também ver o videogame como futuro, é um mercado em crescimento que pode representar novos caminhos. Não é apenas jogar, mas também participar, interagir e, quem sabe, ganhar dinheiro — destaca.
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Jogar para virar técnico
Um dos participantes do torneio é o estudante Ronaldo Piuchi Baschera, 16 anos, matriculado no 1º ano da Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (EETCS).
Após participar do torneio na escola e se classificar, ele conta que tem treinado para a competição, um esforço que envolve jogar e também assistir tutoriais no YouTube que ensinam novos comandos e permitem desenvolver habilidades no game.
— Eu sempre jogo online e ter uma chance como essa, de competir e de envolver mais pessoas, é muito legal — afirma ele, que é torcedor do Corinthians e fã de Cristiano Ronaldo.
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Para o futuro, o estudante espera manter o videogame como um entretenimento, mas seguirá usando a tecnologia para atuar no futebol também fora dos gramados.
— Quero trabalhar como coach e o videogame ajuda muito com isso. O futebol é a minha paixão, não necessariamente jogando, no gramado, mas atuando nos bastidores — revela.