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O trecho de 13 quilômetros da BR-470, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, na Serra, deve ser transferido para o governo do Estado até o fim do semestre. A previsão é do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que participou nesta segunda-feira (2) da RA CIC, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). A estadualização da rodovia é condição para a inclusão do trecho no bloco 3 do programa de concessões rodoviárias do Estado, leiloado no último dia 13. A homologação do certame está prevista para ocorrer até o dia 15 de maio e a assinatura do contrato entre o Estado e o consórcio Integrasul, que concorreu sozinho, deve ser oficializada até o fim do ano. Caso o repasse da rodovia federal ao Estado não ocorra até essa data, o trecho ficará de fora da concessão.
Inicialmente o ministro participaria de forma presencial do encontro na Serra, mas o mau tempo em Caxias resultou no fechamento do aeroporto para pousos e decolagens. Dessa forma, a palestra foi realizada de forma online a partir de Porto Alegre, onde Sampaio esteve pela manhã para participar da inauguração do novo terminal de carga do aeroporto Salgado Filho. A adaptação na agenda motivou uma manifestação do presidente da CIC, Celestino Loro, sobre o atual aeroporto da cidade, um dos temas em pauta:
— O nosso atual aeroporto é tecnicamente limitado. Infelizmente, ministro, hoje o senhor foi prova viva disso — afirmou logo no início do evento.
A manifestação a respeito da BR-470 ocorreu já na etapa final da palestra, após perguntas de participantes. Sampaio disse que a União tem recebido muitas solicitações de estadualização de rodovias devido ao aumento da capacidade de investimento dos Estados. Ele disse ainda que o tema está em trâmite no Dnit e no próprio ministério.
— A BR-470 está na nossa agenda. A gente quer ver o programa estadual bem sucedido com relação à concessão. Nossa expectativa é até o fim do semestre já ter a rodovia delegada ao Estado — revelou.
Durante a palestra, Sampaio afirmou que o governo federal estima investir R$ 15 bilhões em infraestrutura no Rio Grande do Sul nos próximos anos, inclusive em projetos ainda não iniciados. E lembrou os investimentos em aviação regional no país, do qual faz parte o novo aeroporto da Serra, em Vila Oliva.
— O novo aeroporto é prioridade do governo e vai ficar em região mais alta, que vai permitir mais facilidade de navegação — destacou.
O titular da pasta da infraestrutura também listou os projetos de concessões de rodovias federais, portos e aeroportos com projetos em andamento em diversas partes do país. Com relação às ferrovias, citou o novo marco legal para o setor aprovado no Congresso Nacional, a renovação antecipada das concessões para garantir investimentos antes do prazo e a autorização para investimentos privados na área.
Terceiras faixas na BR-116
Sampaio também foi questionado a respeito de investimentos na BR-116, na Serra. Atualmente, indústrias da região enfrentam dificuldades para o escoamento da produção pela rodovia federal devido às curvas sinuosas, que não comportam os caminhões necessários para o transporte.
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O ministro relembrou os investimentos de duplicação da ponte sobre o Rio do Sinos, a construção nova ponte sobre o Guaíba, já liberada ao tráfego, mas não concluída, a duplicação do trecho sul da BR-116 e o novo contorno de Pelotas. Para a Serra, ele citou apenas manutenção em andamento e não se comprometeu com aumentos significativos de capacidade. Ele admitiu, no entanto, a implantação de faixas adicionais em pontos críticos.
— Há um trecho sinuoso na BR-116, na Serra, que demanda investimento substancial para garantir aumento de capacidade. Investimos muito em duplicação, que é um investimento pesado, mas temos rodovias hoje que se a gente colocasse terceira faixa em alguns trechos, reduziria muito o número de acidentes e permitiria maior fluidez do tráfego. Estou à disposição para pensar no curto e médio prazo num programa que possa dar à BR-116, nessa região, uma terceira faixa. Para o investimento de terceira faixa consigo fazer projeto e execução das obras muitas vezes com contrato de manutenção já existente na rodovia. Isso permite celeridade para colocar o equipamento à disposição — explicou.
Após a palestra, o ministro se dirigiu de carro a Caxias para visitas à Marcopolo e à Randon. Durante a visita, a CIC também entregou um documento com reivindicações de investimentos na região, incluindo a BR-116.
— Claro que gostaríamos de ver a BR-116 duplicada, modernizada, porém temos consciência de que é um investimento gigantesco. Estamos reivindicando para que se faça um olhar com o entendimento de quais são os pontos que podemos melhorar para mitigar as deficiências extremas — afirmou Celestino Loro ao fim da palestra da CIC.
Reivindicações da prefeitura
Na Marcopolo, Sampaio também se reuniu com o prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris e os secretários de Planejamento, Margarete Bender, e de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior. Entre os assuntos na pauta estiveram a construção de um viaduto na BR-116 com a Perimetral Norte, as intersecções da BR-116 com a Estrada Pedro Olavo Hofman e a Orestes Faoro, além do acesso a Ana Rech e o aeroporto da Serra gaúcha.
— O que aconteceu com o senhor hoje (segunda-feira) é o que justifica a gente pelear tanto por este aeroporto — brincou o prefeito Adiló, com relação ao clima, que impediu a palestra presencial do ministro na CIC.