A RS-453, em Garibaldi, começou a receber, nesta semana, os primeiros trabalhos de preparação do terreno para a construção do trevo de acesso ao bairro Tamandaré. O trecho fica próximo ao viaduto da linha férrea e ao entroncamento com a BR-470.
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Entre as ações realizadas estão a limpeza e a terraplenagem para o alargamento da via, realizadas por equipes do próprio município. O próximo passo é licitar a pavimentação e a construção dos canteiros em si. Um edital chegou a ser publicado em 19 de junho, mas o certame não teve interessados. Segundo o prefeito Antônio Cetolin, o motivo foi a erosão de parte do terreno causado pelas chuvas das primeiras semanas de julho.
— Como os reparos não constavam na licitação, as empresas nem cotaram — explica o prefeito.
Uma novo edital está em elaboração e a previsão é de que seja publicado nos próximos 15 dias. Embora a rodovia esteja sob administração do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), um convênio foi firmado com o município para que a prefeitura contrate e pague pela obra.
O bairro Tamandaré fica distante da área central de Garibaldi e concentra parte das indústrias do município. Além disso, também é utilizado como acesso secundário a Bento Gonçalves. Esse fatores fazem com que o entroncamento da via de acesso ao bairro e RS-453 tenha sempre movimento intenso. E como não há nada que organize o trânsito, o risco de acidentes é grande. O problema piorou a partir de 2014, quando a via municipal, que cruza com a rodovia, foi asfaltada.
— Não é uma obra muito grande. Na verdade, é para regulamentar esse trânsito maluco. São acidente a todo momento, já chegou a morrer gente — lembra Cetolin.
O projeto prevê que a construção de uma pista adicional no sentido Garibaldi-Farroupilha. Dessa forma, os motoristas que desejam entrar no bairro deverão utilizar a pista da esquerda e cruzar a faixa de sentido contrário. O acesso aos veículos que saem do bairro e seguem em direção a Farroupilha também se dará por meio de faixa exclusiva. Para os motoristas que entram no bairro a partir de Farroupilha ou saem em direção a Garibaldi, não será necessário cruzar nenhuma faixa.
Para os caminhões, contudo, nem todas as manobras poderão ser realizadas no novo trevo. O motivo, segundo Cetolin, é que o espaço é insuficiente para que as alças de acesso tenham a largura necessária para veículos maiores. Por isso, caminhões que pretendem entrar no bairro a partir de Farroupilha deverão fazer o retorno no entroncamento com a BR-470. O mesmo vale para caminhões que saem do bairro e desejam seguir na direção de Caxias.
A obra está orçada em cerca de R$ 427,5 mil e a expectativa é de que as obras fiquem prontas em até 90 dias após a ordem de início. A expectativa é de que o trabalho comece ainda neste ano.