Em um ano marcado pelo trânsito ainda mais problemático em função de obras no eixo central, o Dia Mundial sem Carro comemorado hoje chega com a premissa de convencer o motorista caxiense a abandonar o carro e aderir ao sistema de transporte público. Será um desafio e tanto: em mural nas redes sociais do Pioneiro, os internautas tiveram espaço para opinar se simpatizam com a ideia de deixar o carro na garagem por pelo menos um dia.
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Foram mais de 50 comentários e somente em um deles houve elogio sobre o sistema que opera em Caxias hoje (veja abaixo). Críticas com falta de pontualidade, insegurança e até mesmo preço elevado da passagem tomam forma no discurso dos usuários.
A programação do Dia Mundial sem Carro é tímida até mesmo por parte da prefeitura, que justifica não querer tumultuar o tráfego no Centro. Haverá programação em frente a um colégio e palestras na Secretaria Municipal de Trânsito. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente não oferecerá atividades. A CDL Jovem lançou campanha voltada para paciência nas ruas. Empresas que costumavam estimular funcionários a chegar ao trabalho de ônibus não pretendem repetir a ação.
- É uma soma do cenário que estamos vivendo. Seja por acontecimentos climáticos, ou a conjuntura econômica, talvez não tenha tido tanto espaço para esta data_ afirma o diretor de Desenvolvimento Sustentável da CIC, Jorge Benites.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, afirma que o tempo chuvoso inibe a participação do público, mas reconhece que outros motivos pontuais também são responsáveis pela costumeira pouca adesão - ainda que a Visate registre aumento de 40 mil pessoas nesta data em 2014.
- Nosso principal problema hoje é a falta de pontualidade dos ônibus. Precisamos recuperar a confiança dos usuários, e este é um grande desafio, assim como estimular a ligação entre bairros - defende Marrachinho.
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias) está prestes a ser entregue e objetiva não perder mais usuários de ônibus e, de quebra, captar novos adeptos. O pacote de obras investe R$ 37,7 milhões somente em novos corredores de concreto das principais vias, como Sinimbu e Pinheiro Machado. A intenção é que as Estações Principais de Integração (EPIs) redistribuam passageiros em ônibus expresso, semiexpresso ou convencional, pagamento somente uma passagem.
- Tarifa justa nós temos aqui. Agora precisamos recuperar a confiança do usuário -justifica.
Dia Mundial sem Carro
Usuários questionam qualidade do transporte público de Caxias do Sul
Falta de pontualidade e conexão entre bairros é desafio para secretaria de Trânsito
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