Uma antiga reivindicação de famílias e comerciantes às margens da ERS-235, em Nova Petrópolis, ganhou força com a apresentação do projeto de duplicação da rodovia. O plano elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento prevê intervenção num trecho de dois quilômetros, entre o bairro Pousada da Neve e o bairro Piá.
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O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) recebeu o projeto na terça-feira, e adiantou que apenas a extensão de 1 km deve ser contemplada numa primeira etapa.
Segundo o secretário-adjunto do Planejamento de Nova Petrópolis, Fábio Müller, a obra é demanda do Conselho Comunitário da Região das Rodovias Pedagiadas do Trecho 6 (Corepe), que compreende as praças de Três Coroas, Gramado e São Francisco de Paula. Portanto, os recursos viriam da arrecadação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
A duplicação da ERS-235, que liga Nova Petrópolis a Gramado, serve para melhorar o fluxo do trânsito e dar mais segurança aos pedestres e motoristas. O projeto contempla também a construção de uma rotatória, conforme Müller. A comunidade pede ainda a inclusão de uma ciclovia (trecho separado por mureta ou meio-fio), mas o Daer entende que a estrada comporta uma ciclofaixa (trajeto demarcado por faixa pintada ou tachões).
- O bairro Pousada da Neve cresceu muito, é zona urbana, tem comércio, escolas e muita circulação de pessoas. Alguns moradores perderam familiares em acidentes no trecho - justifica Müller.
Apesar de a prefeitura ter concebido a intervenção do km 2 ao km 4, futuramente a ideia é duplicar a estrada até pelo menos o pórtico de Nova Petrópolis, no Km 5.
- O Daer vai analisar o projeto. Posteriormente, vai devolver para ajustes se necessário. Ainda não há prazo para liberação da obra - esclarece o secretário adjunto.
O Daer também anunciou que vai transferir a lombada eletrônica instalada na Linha Imperial, também na ERS-235, a pedido da prefeitura. O equipamento estaria atrapalhando a entrada da Sociedade Concórdia. O pilar de sustentação da câmera será recuado em alguns metros na mesma área. A distância entre o redutor de velocidade e a câmera deve ser de 30 metros.
Trânsito
Daer recebe projeto de duplicação da ERS-235, em Nova Petrópolis
Intervenção em trecho urbano é pedido antigo da comunidade
Adriano Duarte
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