
A Secretaria de Saúde de Caxias do Sul atribuiu a demora no atendimento no Postão 24 horas, nesta quarta-feira, a problemas no sistema de informática. A espera por uma consulta variou entre quatro e cinco horas. Pacientes, porém, afirmam que apenas um médico atendia adultos no início da noite.
- Entrei às quatro da tarde e ainda não consegui atendimento. Falei com funcionários e eles me disseram que só havia um médico recebendo os pacientes. Como vão dar conta de tanta gente? - questionou Leonardo Oliveira da Silva.
A assessoria de imprensa da secretaria diz que não houve falta de médicos nesta quarta-feira. O atraso seria ocasionado apenas pela pena do sistema onde constam os dados dos pacientes. Por esse motivo, os atendentes precisaram preencher fichas manualmente, o que gerou filas entre a recepção e a triagem.
Contudo, às 21h, apenas um médico estava de plantão na ala adulta conforme constatou o Pioneiro. Pelo menos 50 pessoas aguardavam na recepção e outras nos corredores internos.
A dona de casa Joeci Quetmann, 55, chegou ao Postão por volta das 13h30min. Conseguiu a primeira consulta duas horas depois e realizou exames médicos. Sete horas mais tarde, ela ainda esperava ser chamada para mostrar o resultado dos exames.
- Estou aguentando como posso - disse Joeci, que estava acompanhada de uma filha.