Registros da Secretaria de Saúde revelam que 73,55% dos pacientes acolhidos no Pronto-Atendimento em fevereiro se enquadram em casos não-agudos, ou seja, que poderiam ser resolvidos em consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As estatísticas são semelhantes em meses anteriores, sempre ultrapassando os 60%.
Com a falta de informação, formam-se longas filas de espera no Postão e o histórico médico dos pacientes não é considerado durante o diagnóstico, o que é positivo e ocorre nas UBSs. Para contornar os prejuízos, a Secretaria da Saúde promove campanha desde o início do mês. A orientação da ação é simples e clara: vá ao PA somente em situação de urgência ou emergência.
O paciente que chega ao PA passa por classificação de risco para ser enquadrado em uma das situações abaixo. Confira e mantenha-se informado:
Desinformação
Seis em cada 10 pacientes do Postão 24 Horas de Caxias não precisam de consultas imediatas
Secretaria da Saúde promove campanha para que usuários busquem UBSs