
Criação de novos roteiros turísticos, atração de eventos nacionais e internacionais e o fortalecimento dos produtos originalmente gaúchos são estratégias da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) para potencializar o setor no Rio Grande do Sul até 2030. O assunto foi tema da reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) desta segunda-feira (25), que trouxe o secretário estadual em exercício de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Junior a Caxias do Sul.
Para a cidade, o secretário observa potencial de crescimento na atração de turistas em duas diferentes regiões: Ana Rech e Galópolis. O secretário afirmou que os dois bairros de Caxias atraíram turistas no passado, passaram por um período de baixa movimentação e agora começam a se movimentar com o auxílio da iniciativa privada - dependendo ainda de investimentos públicos para voltarem a ser polos turísticos.
A região de Ana Rech, por exemplo, concentra investimentos privados na construção de um parque temático que remete a uma vila colonial e na revitalização do Chateau Lacave, que deve reabrir ao público até a Festa da Uva do ano que vem (leia mais abaixo).
— Juntamente com Caxias, nós temos um Estado com uma capacidade imensa de atrativos turísticos. E essa região aqui tem dois potenciais que ainda estão por ser explorados, que são Ana Rech e Galópolis. Ambas já tiveram inúmeras iniciativas no passado e me parece que recentemente ela está sendo rejuvenescida — comentou em entrevista aos jornalistas.
A fala de Rodriguez Júnior integrou a Semana Municipal do Turismo de Caxias do Sul. Ainda sobre a estratégia para alavancar o setor, o secretário entende que é necessário avançar no chamado turismo de natureza, que envolve jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas, entre outros.
Com as restrições sanitárias incentivando as pessoas a procurarem destinos ao ar livre e de menor aglomeração, o crescimento contínuo desse segmento tem sido expressivo, dando continuidade ao fenômeno. Dados mostram que, de 2020 a 2022, houve a criação de 132 empresas constituídas, como campings, representando um crescimento de 53% no período.
— Quem estava fechado ou trabalhando com baixa movimentação agora está investindo e buscando crescimento. Explorar as nossas regiões que têm algo a dar, e temos um Estado com potencial de beleza, coloca o Rio Grande do Sul em potencial de crescimento — contou o secretário.

Ainda durante a apresentação na RA, Rodriguez Junior destacou que a expectativa é que o setor amplie no Estado em 50% o número de vagas de emprego neste ano em relação ao ano passado. Atualmente, 105.939 pessoas trabalham direta ou indiretamente no turismo gaúcho - um aumento de 23% em relação a 2021. A maior parte das contratações vem da gastronomia, setor intimamente ligado com a Serra, que contratou 63% mais em 2022 do que no ano anterior.
Sobre as metas, o secretário destacou que espera finalizar até o mês de novembro o Plano Diretor do Turismo no Rio Grande do Sul. O documento será responsável pelo ordenamento, gestão e monitoramento do turismo gaúcho e pretende fortalecer a gestão descentralizada, apoiar o planejamento do turismo integrado do setor de segurança pública, aperfeiçoar o ambiente legal e normativo do setor turístico e ampliar e aprimorar os estudos e pesquisas em turismo, entre outras iniciativas.
Rodriguez Junior anunciou ainda que o Estado trabalha na contratação de um sistema internacional que oferece informações relevantes sobre o destino dos turistas, usando a inteligência com indicadores de atividade, estatísticas e análises de mercado sobre a atividade turística. Disse também que a Setur planeja a criação de uma programação de Natal na Costa Doce do Rio Grande do Sul e agradeceu o esforço dos municípios no auxílio aos moradores afetados pelas enchentes do Estado.
Em função da previsão de mau tempo, as duas atividades programadas para a Semana do Turismo nesta terça-feira (27) foram adiadas. O lançamento do Concerto da Moda foi remarcado para o dia 8 de outubro e a reinauguração do Centro de Informações ao Turista no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva ainda não tem data definida.

"Aprendam inglês, mas não deixem de ser colonos", diz Juarez Valduga
Após a reunião-almoço, a CIC sediou o Fórum de Turismo, com a palestra do presidente do grupo Famiglia Valduga, Juarez Valduga. O evento também integrou a programação da Semana do Turismo em Caxias do Sul.
Emocionado e igualmente sorridente, o empresário de Bento Gonçalves contou a trajetória como herdeiro da tradicional vinícola da região, da tentativa sem sucesso de ser padre e ressaltou a importância de valorizar a marca Serra gaúcha, apostando nas culturas locais como fiadores do crescimento do turismo.
— Aprendam a falar inglês, mas não deixem de ser colonos, de falar o nosso dialeto — contou.
Logo no início da palestra, Valduga desceu do palco e falou mais próximo do público que acompanhava a apresentação. Simpático, disse que não poderia discursar de um local superior aos demais. O empresário disse ainda estar preocupado com moradores em situação de rua e sugeriu que as empresas da cidade atuassem para contratar esse público - como fez durante a trajetória à frente da vinícola.
Na sequência, contou das dificuldades que tinha ao trabalhar na colônia, de passar por quase uma década em um seminário e do momento que assumiu, aos 23 anos, o empreendimento familiar com pouquíssimos recursos. Ao longo da fala, destacou histórias curiosas nas quatro décadas à frente do negócio.
— Temos de explorar a vocação italiana da Serra gaúcha, precisamos de uma identidade visual única — defendeu.

Valduga está à frente do grupo que emprega 550 pessoas e é formado por quase duas dezenas de marcas, incluindo pousadas, restaurantes, gelateria, cervejaria e produção de geleias e itens para estética e saúde. Anualmente, o grupo recebe em torno de 270 mil visitantes.
O empresário antecipou que pretende entregar para a Festa da Uva 2024, ainda que não totalmente concluído, o empreendimento turístico em construção junto ao antigo Castelo Chateau Lacave, na BR-116.
— Sempre quis ter um negócio em Caxias do Sul. Estou realizando este sonho e espero que comunidade local e visitantes usufruam deste projeto, pois serão muitos os atrativos que vamos oferecer — disse.
Após a palestra, o empresário participou de um bate-papo mediado pelo gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel José Hillebrand, e acompanhado do secretário municipal do Turismo, Ricardo Daneluz.
O titular da pasta em Caxias destacou as conquistas do setor, como a implantação de um alvará que permitirá dimensionar o tamanho do setor na cidade e de um programa que permitirá linha de créditos para o setor.
Daneluz antecipou ainda que a pasta vai enviar em breve ao Legislativo um projeto para que a marca "Curta Caxias" seja mantida como política da cidade, visando a assegurar o uso nas futuras administrações. O objetivo é que o nome seja mantido e ajude a potencializar o setor na cidade.