![Gustavo Merolli / Divulgação Gustavo Merolli / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35555717.jpg?w=700)
O avanço da vacinação contra a covid-19 e a eficácia dos protocolos de controle da pandemia permitem que, aos poucos, o setor de eventos corporativos comece a ensaiar a retomada das atividades presenciais na região. Um importante teste será nesta quarta-feira (1º/09) com a realização do W/Experience - evento com foco em comunicação e varejo realizado pela empresa Gramado Summit, em Gramado. Com público limitado a 150 pessoas e ingresso custando R$ 3.570 (todos já estão esgotados), o encontro será presencial e pensado com uma programação imersiva de mais de sete horas que reunirá nomes consagrados do segmento, incluindo o publicitário Washington Olivetto.
Esse mesmo formato de imersão restrito adotado pelo W/Experience foi usado pela primeira vez pelos organizadores em setembro do ano passado para receber o palestrante norte-americano Jordan Belfort, o Lobo de Wall Street, durante o Gramado Summit. A adaptação do evento foi uma necessidade para se adequar aos protocolos da época, que permitiram um encontro presencial com no máximo 120 pessoas. Agora, de acordo com o decreto mais recente do Governo do Estado, eventos com menos de 300 pessoas podem ser realizados sem a aprovação do poder público, desde que cumpram com os pré-requisitos.
De acordo com o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, existe uma demanda de mercado de eventos que considera uma programação pensada na transmissão de conteúdo de impacto para quem participa e como uma opção aos cursos e atividades realizada de forma online.
— Quando pensamos no conceito de imersão é para permitir a realização de um evento estruturalmente pequeno, extremamente exclusivo e que possa realmente, em um dia, passar a sensação de ser um mini-MBA para quem participa dele. O conteúdo absorvido presencial é infinitamente mais bem aproveitado do que de maneira online – resume.
![Renata Garcia / Divulgação Renata Garcia / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/6/8/4/1/4/0/1_88516be67227617/1041486_a2b5e971a99cfd6.jpg?w=700)
Rossi afirma também que os protocolos sanitários adotados pelo W/Experience irão além da aferição de temperatura na entrada e da utilização de máscara durante o encontro. Segundo ele, o evento utilizará apenas 25% da capacidade do espaço reservado, que será na Villa Berti. Os participantes ficarão sentados com uma distância de 4m² entre si. Além disso, durante a pausa para alimentação, que será realizada em um espaço aberto, fora da estrutura, equipes de apoio estarão monitorando para que não ocorram aglomerações que superem quatro pessoas. O consumo de alimentos e bebidas internamente é proibido.
— Muitas das exigências nos protocolos elaborados pelo Estado, utilizados inclusive agora pela Expointer, têm um pouquinho da Gramado Summit. Tomamos a frente, mostramos que os organizadores têm responsabilidade e podem fazer um grande evento do início ao fim.
Este será o terceiro evento da Gramado Summit realizado desde o início da pandemia. A retomada ocorreu ainda em setembro de 2020 com Belfort. Em maio deste ano, a programação da Gramado Summit também foi presencial, com público de 1,7 mil pessoas, incluindo expositores.
Comunicação em todos os sentidos
A programação do W/Experience foi pensada para reunir nomes relevantes da comunicação e do varejo brasileiro. Segundo o CEO, a ideia partiu da observação de que os temas mais importantes para as empresas nos últimos anos, como a Indústria 4.0 e a Nova Economia, por exemplo, dependem da comunicação como ferramenta essencial para serem implementados e também para quem quer vender mais e estar próximo do seu público:
— Parece engraçado, mas o nome mais fácil de conseguir foi do Olivetto. Iniciamos um contato com ele no ano passado, quando ele conheceu o nosso propósito e encontrou um espaço na agenda para vir de Londres e participar do W/Experience. Ele é fantástico, porque consegue falar direto com o consumidor final e é isso que grande parte das empresas querem.
A maioria dos participantes inscritos no evento é de profissionais de áreas estratégicas da comunicação e do marketing em empresas da região.
Serviço
O quê: W/Experience
Quando: 1º/09
Horário: 9h às 18h30
Local: Villa Bertti, em Gramado
Conheça a programação e quem palestrará no W/Experience
:: 9h25min – Marcus Rossi: Keynote de abertura e apresentação - Rossi é CEO e fundador da Gramado Summit e escritor do livro “O que não te contam sobre empreender: histórias do evento que acertou um tiro na lua”.
:: 9h45min - Marc Tawil: Seja a sua própria marca - Tawil é jornalista com 26 anos de experiência, 18 deles em grupos como Globo, Estadão e Band e será o apresentador da W/Experience
:: 10h - Ana Antunes: Arezzo & a Era do Social Adapt - Ana Luiza é Head de Marketing da Arezzo, maior marca de moda da América Latina. Comanda também o marketing de Brizza Arezzo e Arezzo Bambini, novas frentes da marca para “flip-flops” e infantil e que complementam o portfólio da Arezzo&co. Com mais de 17 anos de experiência no mercado de moda, teve também forte atuação e conexão com demais áreas como produto e empreendedorismo.
:: 11h - Patricia Palermo em Painel Fecomércio-RS: O avanço do digital e a nova configuração do mercado varejista - Patrícia é economista-chefe da Fecomércio-RS, professora universitário desde 2004 , tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.
:: 14h - Eco Moliterno: O Futuro da Comunicação e a Comunicação do Futuro - Chief Creative Officer (CCO) da Accenture Interactive para a América Latina Accenture Interactive, a maior rede de agências digitais do mundo, de acordo com o ranking Agency Report. Foi considerado um dos "20 Publicitários Mais Influentes do Brasil", um dos "15 Brasileiros Mais Influentes na Internet" e um dos "50 Nomes Essa Criatividade Expandida no Brasil ".
:: 15h30min - Washington Olivetto: Como sempre estar pronto para se recriar – healiner do Summit, o publicitário é um dos mais premiados do Brasil. Criador de propagandas como O Garoto Bombril e o DDD da Embratel. Foi nomeado vencedor do “2014 Clio Lifetime Achievement Award”. Além de ter recebido mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Também foi eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP).
:: 17h30min - Perguntas e respostas com Washington Olivetto.