Com expectativas ajustadas à realidade da pandemia e, portanto, sem qualquer perspectiva de recuperação nos patamares pré-coronavírus, academias de Caxias vivenciam, enfim, o movimento de retomada. Desde a última semana de março, quando a cogestão voltou a vigorar permitindo maior flexibilização do atendimento, o segmento nota um fluxo maior de clientes, tanto de retorno quanto de novas matrículas, conforme levantamento do Pioneiro realizado na tarde deste sábado (17).
A reportagem falou com sete gerentes ou funcionários de academias, que confirmaram maior movimento, especialmente na última semana. Além do horário estendido de funcionamento, que permitiu melhor distribuição de alunos e disponibilidade aos frequentadores, os profissionais atribuem o gradativo aumento de confiança dos clientes, especialmente por associarem a atividade física com saúde e aumento da imunidade. A comprovação da atenção aos cuidados sanitários por parte dos estabelecimentos também foi um diferencial atrativo.
— Logo na retomada, no dia 22 de março, os clientes ainda tinham muito receio em função da bandeira preta, número de internações, etc., mas na virada do mês teve uma procura muito grande principalmente por mostrarmos que nossa estrutura está apta a receber as pessoas, pois atendemos todos os protocolos e até mais do que é exigido pela Vigilância — destaca Márcio Bastos, o sócio-proprietário da Estação Saúde, Márcio Bastos
— Tem melhorado a cada semana. Muita gente procura pela questão da saúde e não pela estética — observa Gabriele Marques, auxiliar administrativa da Performa.
As academias consultadas informaram perdas ou suspensão de atividades entre 15% e 60% dos matriculados em comparação ao período pré-pandemia. Com maior flexibilização e possibilidade de funcionamento, algumas empresas do ramo investiram em alternativas de aumentar opções aos clientes, como abertura aos finais de semana, caso da Raiar, no bairro Cinquentenário.
— Lançamos a "Raiar Final de Semana" para trazer mais gente, especialmente para a piscina. Tá agradável, nem uma multidão e nem vazio. O importante é trabalhar. Meus equipamentos ficam mais prejudicados se permanecerem parados. Não paga as contas ainda, pois estamos pagando ano passado ainda e tem toda a recuperação das aulas, mas melhorou bastante o movimento — avalia Jovir Demari, proprietário da Raiar.
Apesar da bandeira preta, a cogestão liberada pelo governo do Estado em 21 de março permite a flexibilização das regras para os níveis previstos na bandeira vermelha, o que foi adotado por Caxias.
Noções de gestão aguçadas
Além de toda a reorganização financeira que as empresas precisaram passar em razão dos impactos da pandemia, as recorrentes mudanças causadas pelas alterações de bandeira exigiram também aprimoramento nas habilidades administrativas.
— Vamos sair mais fortes na questão de gestão com todas essas adaptações por causa dos decretos, que sempre saem aos 45 do segundo tempo — pontuou Fabiano Colise, gerente da Academia Engenharia do Corpo.
Cuidados e controle rígido
Além de adotar as medidas de segurança sanitárias previstas no protocolo, ou até mesmo ampliar o recomendado, as academias também impõem o código de conduta rígido de "respeita ou vai embora". A Bohrer Sports, no bairro Santa Catarina, adota todas as medidas possíveis já desde o acesso e controla cada processo para garantir o cumprimento das determinações.
— A gente libera por metragem, clientes esperam na fila (com distanciamento) para entrar, pois respeitamos rigidamente os limites de ocupação. Carregamos toda a documentação com informações sobre nosso espaço para inclusive comprovar para a fiscalização de que cumprimos tudo. Já com relação aos clientes, adotamos a política do "entendem e se adaptam ou podem ir embora" — ressalta o gerente da Bohrer, José Antônio Reteguy.
Cabe também a responsabilidade aos clientes de fiscalizar, afinal, a pandemia é um risco compartilhado.
— Tem clientes de zero a 100, os que não gostam de ficar com a máscara e quem passa álcool gel a cada meia hora. Mas é interessante como todos se adaptam, sabem da responsabilidade de higienizar o equipamento após o uso e alertam as outras pessoas a permanecerem de máscara caso alguém, em algum momento, insinue baixar — relata Jovir Demari, proprietário da Raiar.
Esforço reconhecido
Para os clientes, o temor pelo risco de contaminação não deixa de existir, mas a apreensão ameniza em decorrência esforço demonstrado pelos estabelecimentos.
— Com o tempo a gente se adapta às medidas e se acostuma. Me sinto segura aqui, trabalho na área de saúde e percebo o cuidado que eles têm, entregam um borrifador para cada aluno já na entrada e também por trabalhar na área sei o quanto é importante se manter saudável, até pelo perfil de muitas pessoas que adoecem de maneira mais grave — comenta Tainara Leite, técnica de laboratório e frequentadora da Engenharia do Corpo.
O massoterapeuta Marcos Tremea também ressalta confiança pelo ambiente garantido na Raiar.
— A academia toma todos os cuidados, ambiente tá sempre arejado e com limite de pessoas. A gente sabe que nem todas são assim, um amigo até me levou em uma outra academia, em uma bairro e eles não tomavam as medidas adequadas, aí preferi uma que me deixava mais seguro — relata.
Opinião semelhante de outra frequentadora da Raiar, Vitória Cavalcante:
— Lógico que fico preocupada, pois moro com minha família, mas a academia é bem cuidadosa com as medidas.
DIAGNÓSTICO
- Academias informam redução de 16% a 60% de público no decorrer da pandemia em comparação ao período pré-coronavírus.
- Desde final de março, o movimento vem aumentando gradativamente, desde retorno de clientes, até novas inscrições.
- Muito da retomada do interesse é a percepção de que a atividade física pode reforçar a saúde de quem pratica e, assim, aumentar a imunidade na pandemia.
- Parte do retorno de clientes não gera incremento financeiro, considerando se tratar de retomada de planos trancados durante a pandemia.
- Muitos clientes acabam retornando por já terem recebido a primeira ou as duas doses de imunização. A expectativa, portanto, é que esse público em específico represente um retorno significativo conforme avanço da campanha de vacinação.
- Apesar do indicativo de retomada, não há vislumbre das perdas acumuladas do período, tanto pelo volume de cancelamentos quanto pelo nível de inadimplência de parte dos clientes.
- Os gestores dos estabelecimentos avaliaram como aceitável o nível de restrições atuais.
- Imperceptível aos olhos dos clientes, as academias também registram gastos elevados com compras de materiais de higienização e sanitização, como álcool gel, papel toalha, até borrifadores e toalhas que são distribuídas aos frequentadores.