
A procura por alimentos no Dia dos Pais não atingiu a média que alcançaria em anos sem pandemia, mas também não decepcionou o setor. O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias (Sindigêneros) estima que o dia dedicado aos pais resultou em crescimento de 5% nas vendas em relação ao ano passado. Caso não fosse o momento de isolamento e insegurança econômica, a data seria responsável por uma elevação em torno de 7% a 8%.
Segundo o presidente da entidade, Eduardo Slomp, o item mais procurado foi a carne, seguido de cerveja, refrigerante, carvão e pão.
— Aconteceu o que estávamos prevendo. O Dia das Mães foi um pouco mais fraco por causa da pandemia, mas no Dia dos Pais o pessoal se animou um pouco mais para fazer compras — diz.
O cenário nos supermercados foi de mais público nos dias e horários mais próximos ao almoço de domingo. Slomp explicou que muitas famílias decidiram fazer compras juntas:
— Em alguns horários foi bem difícil para nós. A gente pede para ir só um da família e de repente aparecem todos. Como vamos fazer? Dizer que não pode entrar? Então pedimos para que use o álcool gel e não tire as máscaras. Mas demos a volta!
A próxima data comemorativa para o setor é a Semana Farroupilha, mas não há grande expectativa para este ano já que não haverá grandes eventos relacionados à data como em anos anteriores.