
Fechado totalmente desde o dia 21 de março, o comércio caxiense amarga perdas de quase 90% no faturamento. Conforme pesquisa informal realizada pelo Sindilojas Caxias nesta terça-feira (14), entre os associados, as empresas ouvidas registraram, em média, uma queda de 87% nas vendas.
O número, de acordo com a entidade, não é ainda pior porque também foram consultadas empresas que já trabalhavam com e-commerce. Os estabelecimentos ouvidos que não trabalhavam anteriormente neste formato tiveram perdas entre 97% e 100% no faturamento em relação ao período em que estavam abertos.
Não há um balanço sobre demissões. A maioria dos lojistas ainda está com funcionários em férias. Mas é possível que desligamentos ocorram e até o fechamento de lojas — embora muitos comerciantes estejam buscando o crédito e as medidas emergenciais do governo federal para evitar a quebra e as demissões.
— É possível recuperar, mas vai ser lenta a retomada. Temos expectativa de que vamos levar um semestre para recuperar a força do comércio, mas as perdas no faturamento não acreditamos que possamos recuperar — diz Idalice Manchini, presidente do Sindilojas.
Nesta terça, o Sindilojas protocolou no Fórum uma ação declaratória com pedido de antecipação dos efeitos da tutela solicitando a imediata liberação da atividade do comércio varejista em Caxias. No documento, a representante do comércio pede tratamento igual ao das demais categorias — a indústria, por exemplo, reabriu as fábricas na semana passada com 25% do quadro de funcionários.
A ação judicial tem apoio da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e leva em conta o impacto econômico sofrido pelo segmento com o fechamento total das lojas.