Encontrar uma vasta variedade de lojas, restaurantes e serviços em Caxias, há 20 anos, era obrigatoriamente sinônimo de ir até a região central do município. A cidade também não contava com nenhum hipermercado, ou seja, um supermercado de grandes proporções. O cenário mudou a partir de 1996, com a chegada do Iguatemi Caxias. O shopping que transformou o comércio da cidade – e também a área em que está situado, virando até nome de localidade: Villagio Iguatemi – completa 20 anos nesta sexta-feira.
Leia mais
Redução da gasolina praticamente não chegou ao consumidor de Caxias
R$ 11 milhões do Imposto de Renda poderiam voltar a Caxias do Sul
13º salário deve injetar R$ 611,6 milhões na economia de Caxias
O empreendimento abriu as portas abrangendo uma área de 18 mil metros quadrados. Em 2009, após passar por uma intensa expansão, a área passou para 30 mil metros quadrados (se somar o Carrefour, pula para 42 mil metros quadrados).
– Existe o comércio de Caxias antes e depois do Iguatemi. Não há dúvidas de que o shopping foi um verdadeiro divisor de águas – avalia Stelamaris Parenza Arenhardt, superintendente do Iguatemi.
O foco em atividades para toda a família é um dos motivos para o sucesso do Iguatemi, acredita Stelamaris. Trazer um cinema com várias salas – hoje são seis – foi outro diferencial do shopping na época em que veio a Caxias:
– Sempre tentamos trazer eventos que surpreendem para o shopping, assim a visita vira um programa com entretenimento para toda a família. Exemplo disso foram os parques da Peppa Pig, da Galinha Pintadinha e do Angry Birds, que até então eram inéditos no Rio Grande do Sul – conta Stelamaris.
Outro fator que potencializa a movimentação no Iguatemi é o público-alvo do empreendimento. Mais do que Caxias, o Iguatemi visa abranger visitantes de toda a Serra. Especialmente nos sábados e domingos, a estratégia funciona muito bem, ressalta superintendente:
– Nos finais de semana, mais de 20% das placas dos carros estacionados no shopping não são de Caxias – revela.
A vinda constante de marcas nacionais e internacionais também surpreende. Nos próximos meses, mesmo em uma época de retração econômica, uma série de novas grifes deve desembarcar no empreendimento. São elas: Camicado, Kalunga, Track & Field, L´Occitane au Brésil, Tevah, Madison Cult Salão de Beleza, Zaya, Chopp Brahma e Florybal.
Iguatemi desenvolveu localidade
Além de mudanças comerciais, a vinda do Iguatemi para Caxias influenciou diretamente o desenvolvimento da região em que o empreendimento está situado. No entorno do shopping, mais de 30 lojas (especialmente do setor moveleiro e de decoração) podem ser contabilizadas. A localidade que recebeu o nome do empreendimento – Villagio Iguatemi – também se tornou um polo hoteleiro, já que reúne quatro hotéis de diferentes bandeiras.
Uma das primeiras marcas a se instalar na região foi a Via Bella. O terreno foi adquirido em 2004 e a abertura da loja ocorreu em 2006, há 10 anos. Sergio Alexandre Bortolatto, empresário responsável pela implantação da revenda no ponto, lembra que a área em torno do shopping era toda desabitada.
– Era tudo mato (na localidade). Meus amigos comentavam: 'mas como você vai se mudar praquela área deserta?!'. Mesmo assim oficializamos a transferência da Via Bella, porque tínhamos convicção que a região cresceria muito. Só não imaginávamos que o desenvolvimento e a valorização da área viria tão rápido e com tanta força – lembra Bortolatto.
Desde 2011, o empresário atua no ramo imobiliário com a empresa Valor Empreendimentos Imobiliários, que também fica no Villagio Iguatemi. A Via Bella segue em atuação no emblemático ponto.
10 números do shopping
- Lojas/operações: mais de 140 em atividade
- Lojas âncora: 7 (Carrefour, Renner, GNC Cinemas, C&A, Riachuelo, Feira de Tapetes e Móveis Rústicos, e Kalunga. Essa última com previsão de abertura para novembro ou dezembro)
- Megalojas: 7 (Paquetá Esportes, Magazine Luiza, Siberian & Crawford, Centauro, Fast Shop, Magic Games e Saraiva)
- Gastronomia: 4 grandes bandeiras (Di Paolo, Granpiacer, Puerto Del Toro e Dakota), além de 12 operações de fast food
- Praça de Alimentação: 745 lugares
- Estacionamento: 2.400 vagas
- Funcionários: 2.200 diretos
- Cinema: 6 salas (incluindo tecnologia 3D)
- Operações no espaço Offices: 8 (Polícia Federal para emissão de passaportes, clínica odontológica, fisioterapia e pilates, cartório, escritório de advocacia, escola de idiomas, curso pré-vestibular e laboratório de análises clínicas)
- Público-alvo: 1 milhão de pessoas, abrangendo Caxias e toda região