Com um crescimento médio de 28% nos últimos cinco anos, o suco de uva 100% (natural, pronto para consumo) desponta como o produto de maior potencial de vendas do setor vitivinícola do Estado. Em 2014, por exemplo, enquanto a economia retraída do país puxou a comercialização de vinhos para baixo, com queda média de 4,1%, o mercado do suco seguiu em alta: cresceu 13,5%.
Para estimular os produtores da Serra a continuar investindo no item em ascensão, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apresentou alguns dados de mercado nesta terça-feira, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. O encontro serviu ainda para a instituição apresentar os resultados do ano passado.
Um dos dados que reforçou o potencial de crescimento do produto é a média de consumo anual per capita do brasileiro para sucos e néctares: 5,5 litros. Na Alemanha, a média é de 37,5 litros.
- Temos novamente um 7 a 1 para a Alemanha proporcionalmente - brincou a gerente de Categoria da Tetra Park, Carolina Eckel, que apresentou o dado.
A tendência de saudabilidade no consumo, destaca Carolina, é outro fator que influenciou e deve seguir impactando no crescimento do mercado do suco de uva. Pensando nisso, uma das ações do Ibravin para esse ano é estar presente em eventos esportivos, explica Diego Bertolini, gerente de Promoção da instituição.
- Queremos fomentar o suco de uva no esporte, ocupar um espaço, assim como o açai fez - exemplifica.
Um estudo realizado sobre o suco de uva pela Romagna Marketing e Pesquisa em quatro capitais (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) também foi apresentado no encontro. Englobando consumidores entre 21 e 55 anos das mais variadas classes sociais, o levantamento mostrou desafios e oportunidades do mercado. Entre os pontos a serem melhorados nos sucos, foram citados itens como localização nas gôndolas e informações nas embalagens.
- Percebemos que os consumidores, em geral, não distinguem as categorias de sucos. Eles separam por sabor, consistência, preço e qualidade. Os consumidores usuais do produto distinguem com mais facilidade - explica Cristiane Romagna.
Já os fatores apontados como determinantes para a compra foram: preço, promoção, marca, benefícios, embalagem, sabor e o fato de ser "substituto do vinho".
Em ascensão
Com crescimento médio de 28%, suco de uva desponta como "salvador" do setor vitivinícola
Encontro promovido pelo Ibravin apresentou números que comprovam o potencial de mercado do produto
GZH faz parte do The Trust Project