Ainda neste segundo trimestre, deve chegar ao mercado vinhos com a marca coletiva Vinhateiros do Vale. Oito vinícolas do Vale dos Vinhedos, roteiro enoturístico entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, se uniram e indicaram produtos que vão ser comercializados para o consumidor final pelo valor de R$ 24,90. A ideia é estimular o consumo da bebida local, principalmente em relação ao vinho importado.
Os oito produtos, das vinícolas Aurora, Casa Valduga, Cavas do Vale, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Miolo e Torcello, terão rótulo padronizado, porém com a identificação da fabricante e com a assinatura do enólogo responsável. No dia 21 de março, ocorreu a degustação às cegas, e todos foram aprovados. São vinhos finos (elaborados com uvas viníferas) e varietais (produzidos com apenas uma variedade de uva) ou de corte (com mais de uma variedade).
- No mundo vitivinícola, várias regiões fazem esse sistema de marca coletiva, que é pra difundir e incentivar o consumo de vinho regional - conta o diretor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Márcio Brandelli.
A Aprovale é quem lidera o projeto, um desejo antigo dos vinhateiros integrantes do roteiro enoturístico. A bebida da marca será vendida no varejo das vinícolas, em lojas de vinho e em restaurantes.
Vitivinicultura
Vinho do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, ganha marca coletiva
Tendência nos polos produtores, a união de vinícolas incentiva o consumo da bebida local
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